No ar

Copel vai mesmo comprar avião para o governador Beto Richa

Em edital publicado na terça-feira (13), a Copel marcou para esta quinta-feira (15), às 14h, o pregão presencial que irá decidir a compra de um avião que pode custar até R$ 15,9 milhões. O pregão havia sido cancelado pela empresa no último dia 5, após a compra ser divulgada pelo blog do Coletivo Sindical dos Empregados da Copel e denunciada na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Tadeu Veneri (PT).

Veneri observou que no Diário Oficial nº 8597, foi publicado o ofício 13/2011, em que o governo informa a autorização para fazer o uso compartilhado do avião, através de convênio entre o Estado e a Copel. Conforme o convênio, o uso compartilhado deve ter duração até dezembro de 2014. “A Copel precisa comprar um avião para uso do governo? Então, qualquer cidadão do Estado, que seja acionista da Copel, pode também pedir para usar o avião. Trata-se de uma empresa de economia mista, que não pode privilegiar esse ou aquele acionista”, afirmou Veneri.

“Se de fato ocorrer a compra, na forma como está proposto o uso, pode haver questionamentos judiciais para que, no mínimo, essa compra seja esclarecida”, disse o deputado. “Para o bem do interesse público, nós poderemos fazer esse questionamento”, declarou.

O avião

Segundo o edital da concorrência, a aeronave deve ser nova, ano 2012, e possuir “cabine com compartimento para acondicionamento de bebidas, sistema de entretenimento composto de CD/DVD e tela de LCD com tamanho mínimo de 15 polegadas”.

O preço máximo da licitação, R$ 15.911.234,40, inclui o treinamento dos dois pilotos. O edital também determina que a aeronave deverá ter, “no mínimo”, autonomia de voo de 1,5 mil quilômetros quando completamente lotada. É mais que duas vezes a distância entre o Porto de Paranaguá e a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, que é de 730 quilômetros. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna