Foto: João Carlos Frigério

O governador Roberto Requião e o quadriciclo: palestra sobre orgânicos.

continua após a publicidade

O governador Roberto Requião surpreendeu ontem um grupo de estudantes de agronomia da Universidade Federal do Paraná e de colégios agrícolas do Estado, profissionais do setor, como agronomos e pesquisadores, ao aparecer durante uma palestra ao ar livre no Centro Paranaense de Referência em Agrôecologia (CPRA) (antigo Parque Castello Branco, no quilômetro 20 da Estrada da Graciosa), sobre produtos orgânicos.

O governador passava com um quadriciclo, muito à vontade, em decorrência da estação (verão), e parou para ver o que estava acontecendo. Ao saber que o assunto era agricultura orgânica, Requião resolveu fazer comentários sobre o assunto orgânica para o grupo. Disse que era admirador dos orgânicos e que, como homem público, faz o que acha possível para o desenvolvimento desta atividade.

O governador disse que na granja do Canguiri, residência oficial do governador paranaense, os cabritos são orgânicos (porque usam ração orgânica e também ficam orgânicos). Foi bem descontraído. A maioria dos produtores de feijão, batata, milho, trigo e leguminosas em geral que estava presente até pensou que o governador era um dos palestrantes do Dia de Campo do Iapar, dado o seu entusiasmo com a atividade.

Depois de dar o seu recado, assim como apareceu, ele entrou em seu quadriciclo e desapareceu em direção de sua residência oficial, que fica nas proximidades. E o Dia de Campo continuou com mais palestras ao ar livre nas quais foram apresentadas novas variedades de produtos orgânicos. Sobre o quadriciclo, o governador afirmou que estava fazendo alguns testes, já que pretende equipar o Corpo de Bombeiro no Litoral com o novo veículo, que seria veloz, seguro e potente.

continua após a publicidade

O entusiasmo de Requião pela agricultura orgânica é compartilhado pelo seu vice, Orlando Pessuti, que também é secretário da Agricultura. Endossando as palavras do titular do Palácio Iguaçu, o vice garante que as pessoas preocupadas com a saúde e a qualidade de vida têm interesse cada vez maior no consumo e na produção de alimentos orgânicos.