Política

Controlador-geral do RJ quer Programa de integridade

O controlador-geral do Estado do Rio, Bernardo Barbosa, quer instalar um Programa de Integridade do Estado. Ele defende que gestores, como secretários de Estado, debatam ética com servidores e subordinados. Nesta sexta, 6, a Controladoria Geral do Estado (CGE/ RJ) promoveu, no Palácio Guanabara, um curso sobre combate à corrupção e integridade para a alta gestão do Governo fluminense.

As palestras foram ministradas pelos britânicos Nikolas Kirby, pesquisador e professor da Universidade de Oxford, e Paul Farley, membro do Fraud Office (Serviço anti-fraude do Reino Unido).

“O bom exemplo arrasta e, por isso, a importância dos líderes, dos que estão à frente das secretarias e órgãos do Governo do Rio darem o exemplo e discutirem mais integridade e ética com seus servidores e subordinados”, declarou Bernardo Barbosa.

À reunião estavam presentes representantes de diversos órgãos estaduais, como os secretários Luiz Cláudio Rodrigues de Carvalho (Fazenda), Alexandre Azevedo (Administração Penitenciária) e Marcelo Queiroz (Agricultura), além da presidente da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), Ana Lucia Mantuano Nogueira, e a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Adriana Pereira Mendes.

O controlador-geral do Rio destacou que o evento ‘é um primeiro passo para a implementação do Programa de Integridade do Estado’.

Em sua avaliação, encontros dessa ordem ‘vão ajudar os gestores a identificarem e mapearem potenciais riscos de nepotismo, fraude, corrupção, entre outros, para criarem os mecanismos corretos de combater essas irregularidades’.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo