Depois de três adiamentos foi ouvido ontem na Câmara Municipal de Curitiba o presidente do Instituto Curitiba de Informática (ICI), Luiz Alexandre Fagundes. Durante a sabatina os vereadores questionaram os contratos que a empresa mantém com a Secretaria Estadual de Saúde e com a Prefeitura da cidade. O contrato com a Secretaria venceu no do dia 28 de fevereiro, mas um acordo feito entre o novo governo e o ICI prorrogou para até o dia 9 de maio a prestação de serviços.
“No dia 28 de março foi cancelado o projeto do Instituto de Saúde do Estado do Paraná (Isep), o que foi publicado no Diário Oficial. Ainda assim trabalhamos até o dia 1o de abril, quando o sistema foi paralisado”. Neste dia o ICI paralisou os serviços prestado à Secretaria, causando uma pane no sistema de marcação de consultas e distribuição de leitos em todo o Paraná. “Não estávamos respaldados legalmente para continuarmos trabalhando”, justificou Fagundes. O contrato, firmado em 2001, previa uma duração de 48 meses, no valor de aproximadamente R$ 30 milhões. Ele lembrou que o Instituto ficou três meses sem receber, em função da moratória.
Após um acordo entre o Instituto e o governo, ficou resolvido que até o dia 9 será feita a transição, onde todos os dados serão repassados para a Celepar. “Resolvemos continuar para fazer a transição, e estamos repassando o banco de dados de todos os pacientes. Mas todo o sistema de inteligência é do ICI”, disse.
Para ele, o prazo de transição é pequeno, por isso uma nova pane não pode ser totalmente descartada. “Nosso sistema é bem abrangente, faz prestação de contas, distribuição de leitos e marcação de consultas. Espero que o governo possa tocar adiante, já que a partir do dia 10 ele irá assumir a estrutura e a logística da saúde”. Além deste contrato com o governo, o ICI ainda é responsável pela gestão de informática de Curitiba.
Criado em 1998, o Instituto nasceu como uma associação civil sem fins lucrativos. Ela é composta no setor privado por associações de classe, e no setor público pela Prefeitura de Curitiba, representada pelas áreas de assessoria de informações, secretaria de finanças, secretaria de administração e o Cefet.