Continua polêmica do “caixa 2”

A discussão do caso Caixa 2 durante a campanha eleitoral chegou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pedido do candidato do PSDB à Prefeitura de Curitiba, o vice-prefeito Beto Richa (PSDB) que tenta evitar a associação do seu nome à denúncia da existência de caixa paralelo na campanha de 2000, o ministro do TST Gilmar Mendes concedeu liminar impedindo o uso de algumas expressões referentes ao tucano na divulgação do assunto no site do PT. O ministro, entretanto, manteve a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que liberou a abordagem do tema, proibida durante o primeiro turno.

Conforme a assessoria de Beto Richa, o ministro determinou a retirada da matéria do ar. Mas a assesssoria de Vanhoni divulgou que a decisão não atinge a reportagem como um todo, mas ordena apenas a supressão de algumas frases em que Beto era acusado de ter participado e se beneficiado do que a reportagem define como o “maior escândalo eleitoral” local. A ação do tucano solicitava também a reforma da decisão do TRE, que há uma semana autorizou a exploração do assunto na campanha.

Para a assessoria do tucano, o ministro do TSE encerrou o assunto. “Pela primeira vez nesta campanha, o TSE decide sobre a questão e reconhece que Beto Richa não está envolvido no caso. Portanto, considera caluniosas e difamatórias as afirmações do candidato Vanhoni do PT”, diz a nota distribuida pela assessoria tucana.

A assessoria de Vanhoni contra-atacou: “O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) garantiu a legitimidade da abordagem do tema caixa 2 nesta eleição em Curitiba. Em decisão liminar, o ministro Gilmar Mendes assegurou nesta semana que o assunto pode ser divulgado livremente, sem qualquer tipo de censura, contrariando o desejo do candidato Beto Richa (PSDB)”, divulgou o site de Vanhoni.

Na nota, a campanha petista acusa o adversário tucano de tentar evitar que o tema venha a público. “Beto Richa desejava a proibição de qualquer menção ao esquema de caixa 2 da campanha de 2000 de Cassio Taniguchi, ao lado de quem o tucano se elegeu vice-prefeito. Ou seja, o candidato do PSDB queria omitir a informação de que foi beneficiado pelo caixa 2”, afirmou a reportagem do site.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo