O candidato da coligação PSDB/PFL ao governo do Estado, Beto Richa, disse ontem que a participação do governador Jaime Lerner (PFL) no seu programa de TV no horário eleitoral gratuito deve ser decidida pelo conselho político da campanha.

“O que o conselho decidir, eu aceito”, afirmou o tucano. Os programas de TV e rádio no horário eleitoral gratuito começam a ser exibidos hoje, com a propaganda dos candidatos a presidente da República e à Câmara Federal. A propaganda dos candidatos ao governo começa amanhã.

A aparição de Lerner como cabo eleitoral de Beto ainda é uma incógnita e divide seus aliados. O conselho político é composto pelo ex-governador José Richa, o secretário-geral da Presidência da República, Euclides Scalco, o governador, o prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi, o empresário Silvio Name, o presidente estadual do PSDB, João Elísio Ferraz de Campos, o líder do governo na Assembléia Legislativa, Durval Amaral, e o presidente regional do PSDB, Basílio Villani. Parte da cúpula da campanha resiste à participação. Outra ala defende um melhor aproveitamento do governador.

Integrante do conselho político, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Hermas Brandão, considera que o candidato tucano tem a ganhar ao vincular sua imagem à de Lerner. “Na pesquisa Ibope, a aprovação do governador é boa. Temos que aproveitar esse residual para a campanha do Beto”, argumentou. De acordo com ele, somados os percentuais de bom e regular na pesquisa, Lerner tem 63% de aprovação popular. Brandão considera que esse residual é muito mais relevante que os 12% de ruim e 20% de péssimo registrados pela pesquisa, em agosto.

Envolvimento

O grau de envolvimento de Lerner na campanha foi o tema de uma reunião do conselho, realizada no domingo passado, em Curitiba, com a participação do governador. Lerner e o comando da campanha de Beto acertaram que o governador irá cumprir um roteiro conjunto de atividades com o candidato tucano. Na sexta, o presidente estadual do PSDB havia cobrado de Lerner maior presença.

Serra é esperado amanhã

Elizabete Castro

O candidato à Presidência da República senador José Serra (PSDB), estará amanhã em Curitiba para cumprir uma agenda de campanha com o candidato da coligação PSDB/PFL ao governo do Estado, Beto Richa. Os dois farão um comício à noite, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. É a terceira vez nesta campanha eleitoral que o candidato tucano vem à cidade.

Serra chega no início da tarde a Curitiba. Seu primeiro compromisso será uma entrevista coletiva na sede do PSDB, onde também funciona a coordenação geral de sua campanha no Paraná, que há uma semana está sendo exercida pelo presidente do diretório regional, deputado federal Basílio Villani. O candidato tucano tem ainda um encontro marcado com o governador Jaime Lerner (PFL) e com prefeitos aliados.

Lerner deve entregar a Serra a proposta que formulou como contribuição para a política de desenvolvimento urbano do programa de governo do senador. Há um mês, Serra esteve em Curitiba especialmente para pedir o auxílio do governador.

A vinda do candidato do PSDB à Presidência a Curitiba e sua atividade com Beto Richa já faz parte do processo de vinculação das duas campanhas que está sendo iniciado por Villani. Além do comício em São José dos Pinhais, os candidatos farão também uma caminhada por um bairro de Curitiba que ainda não foi escolhido.

Na caminhada que fez no centro de Curitiba, há um mês, Beto não participou, alegando que sua agenda previa um compromisso no mesmo horário em Foz do Iguaçu.

O candidato tucano ao governo está em terceiro lugar nas pesquisas de intenções de voto.

continua após a publicidade

continua após a publicidade