CASO DE CORRUPÇÃO

Conselho de Ética discutirá andamento de processo contra Jaqueline Roriz

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar se reúne nesta quarta-feira (27) para discutir o andamento do processo contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF).

Na semana passada, o Conselho de Ética decidiu solicitar informações sobre a deputada para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, a Justiça Eleitoral e o Tribunal de Contas do DF. O conselho também pretendia ouvir Durval Barbosa como testemunha no processo nesta quarta-feira, mas o depoimento ocorrerá em outra data, a ser confirmada.

Durval Barbosa foi delator e operador do esquema conhecido como mensalão do DEM. Em 2006, ele gravou vídeo no qual aparece repassando dinheiro para Jaqueline Roriz, na época candidata a deputada distrital. O vídeo foi divulgado neste ano e motivou a abertura de processo contra Jaqueline, juntamente com denúncia de uso irregular da verba indenizatória da Câmara.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a deputada Jaqueline Roriz, já autorizou o compartilhamento do vídeo com a Câmara e o envio de provas recolhidas pela Polícia Federal.

O processo disciplinar contra Jaqueline pode levar à cassação do mandato da deputada. O relator, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), tem até 21 de junho para finalizar seu parecer, que será votado pelos integrantes do Conselho de Ética.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna