A confirmação do impeachment de Dilma Rousseff, na tarde desta quarta-feira (31), confirma também a saída da agora ex-presidente do Palácio do Alvorada, a residência oficial de quem assume o cargo mais alto do país. Agora, Dilma Terá 30 dias para deixar o local.
Leia mais sobre o tema
- Senado confirma impeachment de Dilma Rousseff
- Veja os benefícios que Dilma terá mesmo com o impeachment
- Os discursos mais confusos de Dilma Rousseff
- Michel Temer não assumirá o país de imediato
- Conheça o Palácio da Alvorada, a nova ‘casa’ de Michel Temer
- Quem é Michel Temer, o novo presidente do Brasil?
O Palácio da Alvorada, projetado por Oscar Niemeyer, é uma das mais importantes edificações do modernismo arquitetônico brasileiro e o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital. Está localizado numa península que divide o Lago Paranoá em Lago Sul e Lago Norte e abriga a residência oficial do Presidente da República. Em 30 de junho de 1958, com sua inauguração, passou a ser a residência do então Presidente Juscelino Kubitschek .
A edificação é composta de:
- subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio.
- térreo com salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo.
- primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram quatro suítes e salas íntimas.
O Palácio tem um espelho d’água, que reflete a imagem da edificação, criando um espaço virtual infinito, complementado com uma escultura em bronze, denominada As Iaras, obra do artista plástico e escultor brasileiro Alfredo Ceschiatti.
Conheça