Delegado ao 4º Congresso Extraordinário do PT, realizado neste final de semana em Brasília, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) destacou a aprovação de novas regras para a inscrição de pré-candidaturas a prefeito nas eleições de 2012. A definição do candidato do partido às eleições majoritárias poderá ser feita por meio de prévia ou através de um encontro de delegados eleitos pela base.
A partir deste ano, ficou mais fácil inscrever uma pré-candidatura a prefeito. Antes, a regra previa o apoio de 5% do total de filiados da cidade para inscrever uma candidatura. A partir de agora, é necessário o apoio de 10% dos filiados que participaram do mais recente Processo de Eleições Diretas (PED). No caso de Curitiba, o último PED foi em 2009, quando participaram cerca de 1. 700 filiados. Antes, o pré-candidato precisaria reunir quatrocentas assinaturas para se inscrever em Curitiba. Agora, bastam 170 assinaturas.
“Para nós, o encontro garante o processo de democracia interna porque possibilita a realização do debate com os filiados, seja através da prévia ou da eleição dos delegados ao encontro”, disse Veneri. “Tanto na prévia como no encontro, os filiados é que vão decidir”, ressaltou.
Veneri considerou importante ainda a aprovação da paridade da representação das mulheres e da cota para a juventude e a representação étnico-racial nas direções partidárias. O Congresso também manteve a participação direta dos filiados nas eleições para as direções, em todos os níveis e aprovou a limitação em três mandatos para os legislativos municipais, estaduais e federal e dois mandatos ao Senado para os eleitos a partir de 2014.
“É um sinal claro para a sociedade brasileira da necessidade de renovação da representação política iniciada pela representação publica do próprio partido”, afirmou Veneri.