O candidato Confucio Moura, do PMDB, está matematicamente eleito o novo governador de Rondônia. Com 92,35% dos votos apurados, Confucio registrava 58,98% dos votos válidos, contra 41,02% de João Cahulla (PPS). Do total de 1.078.402 votos no Estado, o novo governador recebeu até o momento 393.051 votos. Nem que o candidato do PPS recebesse os 82.508 votos restantes, alcançaria Confúcio na disputa. As últimas pesquisas de opinião já apontavam o peemedebista como favorito para a vitória.
Até o fim da campanha, Confúcio sustentou vantagem nas pesquisas de intenção de voto em relação ao atual governador. Logo após o pleito de 3 de outubro, ele recebeu o apoio de nomes como Expedito Junior (PSDB), terceiro colocado nas urnas. A disputa entre os principais concorrentes foi equilibrada no primeiro turno. O candidato do PMDB alcançou 43,99% dos votos, e o representante do PPS teve 37,14%.
Confúcio Moura deixou neste ano o cargo de prefeito no município de Ariquemes, a 198 quilômetros da capital Porto Velho. De 1995 a 2007, ele já havia exercido três mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Além de Rondônia, os Estados de Alagoas, Piauí, Paraíba, Roraima, Pará, Amapá, Goiás e o Distrito Federal realizaram segundo turno neste domingo. O dia também marcou a vitória da petista Dilma Rousseff para a Presidência da República.