O ex-prefeito de Ariquemes, Confúcio Moura (PMDB), recebeu cerca de 45% de votos para governador em Rondônia e disputará o segundo turno com o atual governador João Cahulla (PPS), que teve mais de 35%. Em terceiro lugar ficou o petista e ex-deputado federal Eduardo Valverde, com 18%. A abstenção no Estado foi de mais de 20%.

continua após a publicidade

Os votos do candidato Expedito Júnior (PSDB), que poderiam alterar o quadro, não foram divulgados, pelo fato de sua candidatura estar sob apreciação judicial. Ele teve sua candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois foi cassado quando era senador por ter comprado votos nas eleições de 2006. Para o Senado foram mais votados Valdir Raupp (PMDB), com mais de 50%, e Fátima Cleide (PT), com mais de 20%. O ex-governador Ivo Cassol (PP) não teve seus votos divulgados, mas, segundo pesquisa Ibope, deve ser eleito.

Na última pesquisa Ibope, quando foi apontado como favorito ao cargo, Confúcio declarou que “a comemoração nós vamos deixar para o término da prorrogação”, referindo-se ao segundo turno. A assessoria do candidato Cahulla afirmou que o candidato só deve se pronunciar sobre o resultado amanhã.

A votação foi considerada tranquila pela Polícia Federal (PF), que registrou 31 prisões em todo o Estado. Foram mais de 170 policiais federais que atuaram no Estado, que contou com reforços da Força Nacional em oito municípios.

continua após a publicidade