A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional está reunida no plenário 3 e pode votar proposta do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) de agendar reunião da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Armando Felix. O objetivo é buscar esclarecimentos e ouvir a posição do governo sobre a suspeita de monitoramento ilegal com escutas nos telefones de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

continua após a publicidade

A denúncia sobre os supostos grampos foi tema de reportagem da revista Veja. Dos 11 ministros, 5 teriam afirmado que suspeitam estar sendo monitorados.

CPI

A Mesa Diretora analisa um pedido de comissão parlamentar de inquérito para investigar a suspeita. A chamada CPI dos Grampos foi proposta pelo deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) e recebeu 191 assinaturas, 20 a mais do que o número necessário.

continua após a publicidade

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado já decidiu convidar os cinco ministros do STF citados na reportagem para prestar depoimentos sobre suspeitas de grampos telefônicos. Os convites serão feitos aos ministros Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Carlos Ayres Brito e Celso de Mello, além do ex-ministro Sepúlveda Pertence, que se aposentou há duas semanas.