A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara Federal realiza hoje (17) uma visita técnica à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, com a participação de cinco deputados, entre eles o paranaense Fernando Francischini (PSDB), autor do requerimento de fiscalização.

continua após a publicidade

Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou a paralisação das obras da Refinaria. Auditoria do TCU apontou irregularidades nos contratos bilionários das obras de reforma e modernização da Repar. Os relatórios técnicos indicam sobrepreços em pagamentos a algumas das maiores empreiteiras do país.

A Polícia Federal investiga contratos da Petrobras com empreiteiras, apontados como superfaturados pelo TCU. O superfaturamento estimado atinge R$ 1,4 bilhão.

Os contratos para as obras e a compra de equipamentos começaram a ser fiscalizados pelo TCU em meados de maio de 2008. Desde então, as auditorias feitas pelo TCU apontam irregularidades graves nas licitações e nos preços dos contratos.

continua após a publicidade

“A Comissão vai fiscalizar preços, editais e a execução das obras, para que o dinheiro público seja preservado e os responsáveis pelas irregularidades, identificados”, disse Francischini.