Comissão da reforma política na Câmara recebe Temer

O vice-presidente da República e um dos idealizadores do distritão, Michel Temer (PMDB-SP), é o convidado da Comissão que discute a reforma política na Câmara dos deputados na manhã desta terça-feira, 28. A sessão começa às 10h. O presidente do PT, Rui Falcão, que viria à tarde, foi substituído pelo líder do partido, Sibá Machado. Segundo a assessoria do PT, Falcão tinha outros compromissos em Brasília e precisou desmarcar.

A audiência com Temer deve ter como principal tema a proposta de reforma política apresentada no mês passado pela Fundação Ulysses Guimarães, braço de formulação política do PMDB. Os defensores do distritão, modelo pelo qual os deputados mais votados em cada Estado são eleitos, alegam que ele inibe o ‘efeito Tiririca’ e é um modelo fácil de ser compreendido pela população.

A proposta é criticada por cientistas políticos que alegam que o modelo diminui a importância dos partidos e aumenta o personalismo na política. Tanto PT quanto PSDB já se posicionaram contra o distritão. Um dos integrantes da comissão, o tucano Marcus Pestana (MG), chegou a chamar de “maldade” o modelo proposto pelo PMDB. A declaração foi feita no Instituto Fernando Henrique Cardoso em um debate que teve a presença do presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Moreira Franco (PMDB-RJ).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna