continua após a publicidade
Nani Góis/Assembleia Legislativa |
---|
Deputado Elio Rusch, presidente da comissão especial, conversa com dois dos pretentendes a vaga no TCE. |
Dois candidatos à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado foram ouvidos nesta terça-feira (24) de manhã pela Comissão Especial constituída na Assembleia Legislativa para conduzir o processo de escolha: a procuradora do Ministério Público Federal junto ao TCE, Ângela Cássia Costaldello, e o assessor do Tribunal de Justiça Andrey Marzanatti Bórnia.
Acir João Cardozo, que integrava o grupo a ser ouvido nesta terça-feira, desistiu de concorrer, e Antonio Rudolfo Hanauer está fora do país e sua oitiva deverá ser transferida para a próxima semana.
O presidente da Comissão, deputado Élio Rusch (DEM), explicou que as oitivas prosseguirão amanhã (25) e nos dias 31 de maio e 1º de junho, no mesmo horário (10 h) e local ( sala anexa ao gabinete da Presidência da Casa). Depois disso será elaborado o relatório desta fase dos trabalhos e encaminhado à Comissão Executiva, a quem caberá definir a data da sessão de votação dos candidatos pelo Plenário.
Além das sabatinas, com duração de 10 minutos cada, prorrogáveis por mais cinco, os postulantes também poderão ser ouvidos em Plenário, em data a ser designada. Os quatro pedidos de impugnação a seis candidaturas só serão examinados pela Comissão após o final das sabatinas.
Experiência
Além de assessor do TJ há 16 anos, o bacharel em Direito Andrey Bórnia dá aulas em cursos preparatórios para exames e concursos públicos e ministra palestras na área. Sua função no Tribunal é elaborar pareceres, inclusive para Câmaras Criminais.
Única mulher inscrita, Ângela Costaldello é também professora de Direito Administrativo e Urbanístico da Universidade Federal do Paraná e deu aulas para alguns de seus concorrentes na disputa pela vaga aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Henrique Neighboren. Há quase 17 anos no cargo que ora ocupa, ela diz que a larga experiência, principalmente no trato do Direito Administrativo, foi fundamental para que decidisse se inscrever.
Tanto ela como Andrey consideram que devem colocar seus nomes à disposição do Poder Legislativo porque a experiência os credencia a contribuir para o desenvolvimento das instituições, principalmente no que diz respeito ao controle de contas e fiscalização das ações públicas.
Amanhã serão ouvidos o deputado Augustinho Zucchi (PDT), Carlos Henrique de Paula Santos, Cláudio Augusto Canha e Edson Navarro Tasso. Além de Élio Rusch, a CE é formada pelos deputados Hermas Brandão Júnior (PSB), o relator; Caíto Quintana (PMDB); Francisco Buhrer (PSDB); e Tadeu Veneri (PT).
continua após a publicidade