O secretário estadual dos Transportes, Waldyr Pugliesi, acompanhou ontem a abertura das propostas de preços para a duplicação dos dois lotes da BR-467 entre Cascavel e Toledo. No Lote 1, com 16 km de Toledo até o distrito de Sede Alvorada, sete empresas disputavam a execução da obra. A construtora Empo venceu a licitação com uma proposta 11,6 % abaixo do preço máximo.
No Lote 2, que abrange 19,6 km entre o distrito de Sede Alvorada e a Rua Jorge Lacerda em Cascavel, foram oito empresas concorrentes. A Petrocon foi a vencedora, com a apresentação de uma proposta 6 % menor que o teto estipulado pelo DER.
Pugliesi afirmou que as vencedoras da licitação possuem o prazo de 18 meses para a conclusão das obras nos dois lotes. “Porém, vamos entrar em contato com as empresas para que possam reduzir ao máximo o prazo das obras sem que a qualidade final dos serviços seja afetada”. O secretário aproveitou para afirmar que o projeto do Lote 3, referentes a 10 km dentro do perímetro urbano de Cascavel, está sendo elaborado por engenheiros do DER. “Assim que estiver finalizado daremos início ao processo de licitação que vai garantir a duplicação total da rodovia.”
Cide
Waldyr Pugliesi disse ainda que o Paraná deverá receber recursos de R$ 100 milhões da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) – o chamado imposto sobre combustíveis. A aplicação dos recursos foi discutida na 46.ª Reunião do Fórum Nacional dos Secretários dos Transportes, em Brasília.