O orçamento de Curitiba para 2012 começa a ser discutido e planejado junto com a população a partir desta terça-feira (12). Até quinta-feira (14) serão feitas consultas públicas para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2012 em todas as regionais da cidade. Nesta terça-feira, as discussões serão feitas nas regionais Boqueirão, Matriz e Boa Vista.As consultas públicas serão sempre das 19h às 21h.
Moradores, comerciantes e líderes comunitários poderão sugerir durante as consultas públicas obras que consideram importantes para a região onde vivem. A LDO definirá as prioridades de investimentos da Prefeitura para o próximo ano. “Ninguém conhece mais a cidade que o próprio cidadão. A população aponta as necessidades e a Prefeitura inclui no orçamento para fazer as ações”, diz o prefeito Luciano Ducci.
Audiências – Na terça-feira (12), as discussões serão feitas nas regionais do Boqueirão, Matriz e Boa Vista. Na quarta-feira (13) será a vez dos moradores do Pinheirinho, CIC e Bairro Novo fazerem sugestões para o Orçamento 2012. Na quinta-feira (14) as consultas públicas serão feitas no Cajuru, Portão e Santa Felicidade.
Os cidadãos também podem fazer sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2012 pela internet, no site www.curitiba.pr.gov.br. Após completar o cadastro, cada pessoa pode fazer três sugestões. As indicações também podem ser feitas pelo telefone 156.
A elaboração anual da lei de diretrizes foi determinada pelo artigo 165 da Constituição Federal de 1988. A Lei Complementar Federal 101, de maio de 2000, estabelece que sejam realizados consultas e debates públicos, tornando mais democrático o processo de construção dos orçamentos públicos.