Em comemoração aos sete anos do Programa Bolsa Família, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na manhã de hoje de solenidade do lançamento do Cartão Família Carioca, iniciativa da prefeitura do Rio de Janeiro para complementar com R$ 70, em média, o benefício concedido pelo governo federal.
O projeto municipal utiliza a mesma base cadastral do Bolsa Família para definir seus beneficiários. Para receber o auxílio, os pais de crianças inscritas terão que comprovar frequência mínima de 90% nas aulas e terão que comparecer às reuniões bimestrais nas escolas.
Lula elogiou e agradeceu a iniciativa do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB) – ex-líder do PSDB e antigo desafeto do presidente até 2008 -, e recomendou que outras administrações municipais sigam o exemplo. “Certamente, muitas outras cidades, que podem ter até outros programas diferentes, vão querer copiar o modelo do Cartão Carioca”, disse Lula, após o evento.
Durante a solenidade, o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou que vai firmar acordo com as prefeituras da região metropolitana da capital fluminense para que outros cartões municipais sejam lançados no ano que vem.