Codesul discute Programa de Aceleração do Crescimento

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) deve dominar as discussões de hoje do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne, em Gramado – RS, os governadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.  

O governador Roberto Requião participa do encontro acompanhado dos secretários do Planejamento, Enio Verri, e da Fazenda, Nestor Bueno. Segundo Verri, os investimentos do PAC em projetos estruturantes servem para fortalecer o desenvolvimento dos quatro estados e podem ser apresentados como reivindicação comum. ?A reunião vai ser uma reflexão sobre a situação desses estados e qual o papel que eles ocupam no Brasil. Vamos fazer uma análise dos investimentos do PAC no que tange a portos, ferrovias, aeroportos e para o setor de geração de energia, que são pontos importantes para o desenvolvimento do país e, em especial, para os estados que compõem o Codesul?, disse.

Na reunião, também será elaborado um planejamento regional de desenvolvimento sustentável para os estados membros do Codesul, e feita uma avaliação geral das comissões permanentes do conselho, além de comunicados sobre a harmonização da política fiscal do ICMS, e a edição da Carta de Gramado.

Integram ainda a comitiva paranaense o diretor-presidente do BRDE, Carlos Marés, e o diretor-administrativo da instituição no Paraná, Paulo Furiati, além do secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo, e o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Conseplan

Nos dias 4 e 5 de julho, os investimentos do PAC voltam a ser discutidos, desta vez pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que se reúne também em Gramado. Já está confirmada a participação do novo secretário da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Afonso Oliveira de Almeida.

Almeida vai falar sobre os reflexos do PAC na estruturação do Plano Plurianual, em elaboração pelo governo federal e pelos estados, e que deve entrar em vigor a partir de 2008. O PAC vai ser um eixo para estruturar todo o Plano Plurianual, de acordo com as estratégias definidas para acelerar o crescimento em todo o país.

O secretário do Planejamento do Paraná, Enio Verri, que é coordenador para a região Sul do Conseplan, destaca que, quando a população ouve o termo PAC, imediatamente associa a um conjunto de obras. ?No Conseplan, as discussões do PAC tem uma característica diferente. Por ser um conselho de secretários de planejamento, ele vai ser discutido como estratégia de desenvolvimento a longo prazo para os estados?, diz.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo