A chuva que caiu ontem pela manhã em todo o Estado causou alguns atrasos na entrega das urnas eletrônicas às seções eleitorais, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) garante que todas as seções estarão com os equipamentos prontos, hoje, para as votações. Em Curitiba, 90 veículos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) começaram a sair da sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) por volta das 7h da manhã, em direção a 400 locais de votação na capital e região metropolitana, carregando um total de 3.504 urnas.
De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-PR, a chuva trouxe alguns contratempos durante as entregas, mas nada que possa atrapalhar as votações, hoje. Segundo o órgão, a única diferença foi que o transporte das urnas aconteceu em um ritmo um pouco mais lento que o normal – o comum é que as entregas finalizem sempre por volta do meio-dia, o que não aconteceu ontem. Porém, mesmo em locais mais complicados, como ilhas na Baía de Paranaguá – onde as urnas chegam de barco – e distritos cujo acesso se dá apenas por estradas de terra, a intenção do TRE era de que os equipamentos fossem entregues sem maiores problemas.
No Colégio Estadual do Paraná, a entrega aconteceu ainda antes das 9h. “Já vamos deixar tudo pronto para amanhã (hoje)”, disse o secretário de prédio Luiz Antônio Rubin. O Colégio Estadual recebeu 16 urnas, uma para cada seção eleitoral. No total, 5.974 eleitores votam no local.
Antes de receber oficialmente as caixas com as urnas, o secretário e alguns funcionários do TRE-PR conferiram as urnas e seguida as receberam dos empregados dos Correios. Segundo Rubin, eles conferem se os equipamentos correspondem aos descritos nas caixas, e se uma bolsa com materiais referentes à seção também foi entregue.
O local que concentra o maior número de eleitores em Curitiba é a Escola Estadual Leôncio Correia, no bairro Bacacheri, onde votam 9.088 eleitores em 25 seções eleitorais. Em todo o Estado, o maior local está em Foz do Iguaçu: é o Colégio Anglo-Americano, que recebe 11.486 eleitores em 37 seções. Em todo o Paraná, o número de urnas entregues pelos Correios foi de 22.862.
Segundo a ECT, ao final das eleições serão coletados mais de 23 mil equipamentos. Cerca de 2,4 mil pessoas estão envolvidas em toda a operação. Estão sendo usados mil veículos e quatro barcos. São aproximadamente 2 mil rotas a serem cobertas.