A chapa à reeleição do presidente municipal do PMDB, Doático Santos, no próximo sábado, 24, sofreu a primeira baixa. Ontem, 16, o deputado federal Rodrigo Rocha Loures encaminhou uma carta a Doático comunicando que não quer participar da chapa encabeçada pelo atual presidente municipal do partido.

continua após a publicidade

Rocha Loures foi inscrito como terceiro vice-presidente. Na carta, Rocha Loures justifica que está sendo coerente com suas posições. O deputado federal peemedebista escreveu que defende “uma disputa democrática dos poderes do partido, sem imposições de quem quer que seja”. Foi uma referência à permanência de Doático no comando do partido avalizada pelo governador Roberto Requião (PMDB).

Para Rocha Loures, a renovação de lideranças é essencial à mudança das práticas políticas, muitas das quais levaram o partido a um fraco desempenho eleitoral em Curitiba no ano passado, muito aquém de suas potencialidades.

“O PMDB de Curitiba precisa evoluir e já é tempo de mudanças no diretório. O partido está divorciado da sociedade curitibana, haja vista o resultado eleitoral de 2008”, destaca o deputado federal do PMDB.

continua após a publicidade

No ano passado, o partido lançou o atual assessor especial e futuro 1º vice- presidente do partido Carlos Augusto Moreira para concorrer à prefeitura de Curitiba. O resultado ficou aquém das expectativas. O PMDB teve apenas 1,7% dos votos na capital do Estado.

A alternância de poder no partido foi apontada como uma necessidade por Rocha Loures. “Um partido de ampla capilaridade nacional, detentor de uma parcela considerável de poder político no Brasil, tanto no âmbito do Congresso, como dos Estados e Municípios, e participante ativo da administração pública do País, deve pautar a renovação de seus quadros dirigentes, em qualquer nível, pelo amplo exercício da democracia e da liberdade de escolha”, afirma Rocha Loures.

continua após a publicidade

Reconsideração

Doático telefonou ontem ainda para Rocha Loures pedindo que reconsiderasse sua decisão. “Ele tem uma grande liderança e uma capacidade de articulação que é muito importante para o partido”, afirmou o dirigente do PMDB de Curitiba.

Ele disse que pediu a Rocha Loures que assuma a tarefa de conversar com as lideranças nacionais no partido para que participem do encontro que o PMDB do Paraná promove no dia 15 de novembro para discutir um programa de governo para 2010.

Vice-líder do partido na Câmara dos Deputados, Rocha Loures ficou de refletir sobre o convite de Doático para se reintegrar à chapa. Esta não é a primeira vez que Rocha Loures desafia a ala majoritária do partido.

Em junho de 2008, ele disputou a convenção do partido para concorrer à prefeitura. Perdeu para Carlos Moreira, que tinha o apoio do governador Roberto Requião.