Levantamento parcial divulgado ontem pela AMP (Associação dos Municípios do Paraná) revela que 68% das 230 prefeituras pesquisadas vão pagar em dia o 13.º salário do funcionalismo público. De acordo com o levantamento feito junto a 10 das 18 associações microrregionais de municípios, 156 vão pagar o 13.º em dia; os 74 restantes vão negociar o benefício com os servidores e adiar o pagamento para janeiro.

Segundo o presidente da AMP e prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs, mesmo os municípios que vão pagar o 13º em dia terão que sacrificar outros compromissos financeiros para honrar o compromisso. “Basicamente, quem vai pagar a conta do décimo-terceiro salário são os credores, os fornecedores dos municípios. Muitas prefeituras foram forçadas a atrasar o pagamento de credores para garantir o 13.º”,. explica.

Ainda segundo Henrichs, para honrar o benefício junto ao servidor público, muitos prefeitos também estão sacrificando serviços não essenciais (como a realização de obras nas vias públicas) e reduzindo em até 60% o volume de recursos destinados a cargos comissionados.

continua após a publicidade

continua após a publicidade