A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou hoje o requerimento que convida para depor Sérgio Rosa, o ex-presidente do fundo de pensão Previ, do Banco do Brasil. O colegiado também convidou o ex-gerente de Planejamento do fundo de pensão Geraldo Santiago. A senadora Kátia Abreu (DEM-TO) quer que ambos expliquem denúncia feita em matéria publicada esta semana pela revista Veja sobre a suposta “fábrica de dossiês” que teria sido montada nas dependências do fundo para espionar e constranger adversários políticos do governo petista.

continua após a publicidade

Foi aprovado também outro requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) convidando para audiência pública na CCJ o corregedor-geral da Receita Federal, Antônio Carlos Costa D’Ávila Carvalho, para explicar o vazamento de dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas Pereira.

Na sessão que terminou no início da tarde de hoje, o presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), leu carta da analista da Receita Antônia Aparecida Rodrigues Neves Santos recusando o convite para falar sobre o vazamento de dados fiscais de Eduardo Jorge. Ela afirma que a sua senha foi utilizada indevidademente, além de que estaria impedida de falar sobre o assunto para não prejudicar as investigações.

Demóstenes Torres também leu comunicado do ex-funcionário do Palácio do Planalto Demétrius Sampaio Felinto pedindo o adiamento da audiência pública marcada para hoje em que falaria sobre o vídeo que comprovaria um encontro entre a ex-secretária da Receita Lina Vieira com a então ministra-chefe da Casa Civil e hoje candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT). A nova data, segundo Alvaro Dias, autor do requerimento, ainda será marcada. A comissão só volta a se reunir novamente na última semana deste mês.

continua após a publicidade