A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Paraná (CCJ) aprovou ontem a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que congrega cursos superiores de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes. O projeto foi relatado pelo deputado estadual Hermes Fonseca (PT), que deu parecer favorável à nova universidade. A inicativa da proposta é de autoria do governador Roberto Requião (PMDB).
Segundo Hermes Fonseca, a nova universidade vai reunir as seguintes instituições de ensino superior: Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho; Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio; Faculdade Estadual Norte Pioneiro (Direito), de Jacarezinho; Faculdade de Ciências e Letras de Jacarezinho; e Fundação Faculdades Luiz Meneghel, de Bandeirantes.
?O norte e o norte Pioneiro a partir de hoje são um novo pólo educacional pronto para o desenvolvimento econômico e social na sua plenitude. Isso a médio prazo significará mais emprego e renda para essas populações?, disse Hermes Fonseca. Para ele, a juventude terá acesso à qualificação da mão-de-obra e direito de sonhar com um futuro melhor.
?As regiões norte e Norte Pioneiro estavam perdendo parte de sua juventude por falta de perspectivas. Agora essa realidade pode mudar e a inteligência gerada pela nova universidade poderá se consolidar nas regiões em virtude da possibilidade de empregabilidade a todos?, disse Hermes, que relatou o projeto. O projeto aprovado pela CCJ segue agora para apreciação dos demais deputados no plenário da Assembléia Legislativa.