CCJ aprova a Universidade do Norte do Paraná

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Paraná (CCJ) aprovou ontem a criação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), que congrega cursos superiores de Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes. O projeto foi relatado pelo deputado estadual Hermes Fonseca (PT), que deu parecer favorável à nova universidade. A inicativa da proposta é de autoria do governador Roberto Requião (PMDB).

Segundo Hermes Fonseca, a nova universidade vai reunir as seguintes instituições de ensino superior: Faculdade Estadual de Educação Física de Jacarezinho; Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Cornélio Procópio; Faculdade Estadual Norte Pioneiro (Direito), de Jacarezinho; Faculdade de Ciências e Letras de Jacarezinho; e Fundação Faculdades Luiz Meneghel, de Bandeirantes.

?O norte e o norte Pioneiro a partir de hoje são um novo pólo educacional pronto para o desenvolvimento econômico e social na sua plenitude. Isso a médio prazo significará mais emprego e renda para essas populações?, disse Hermes Fonseca. Para ele, a juventude terá acesso à qualificação da mão-de-obra e direito de sonhar com um futuro melhor.

?As regiões norte e Norte Pioneiro estavam perdendo parte de sua juventude por falta de perspectivas. Agora essa realidade pode mudar e a inteligência gerada pela nova universidade poderá se consolidar nas regiões em virtude da possibilidade de empregabilidade a todos?, disse Hermes, que relatou o projeto. O projeto aprovado pela CCJ segue agora para apreciação dos demais deputados no plenário da Assembléia Legislativa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo