Cássio anuncia novos secretários

Uma nova mudança no secretariado foi anunciada ontem pelo prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL). Sete novos nomes passam a integrar a equipe de governo. A última grande alteração havia acontecido em 15 de janeiro, quando nove secretários foram empossados. “É uma mudança puramente administrativa”, garantiu o prefeito.

Dos secretários substituídos, três pediram exoneração. O secretário de governo, Lindolfo Zimmer, alegou problemas de saúde. Mas há algumas semanas vereadores da base aliada declararam estarem insatisfeitos com o tratamento que vinham recebendo dele. Já a secretária de Finanças, Dinorah Nogara, que também ocupava a presidência da Companhia do Desenvolvimento de Curitiba (CIC), e o presidente da Urbs, Fric Kerin, alegaram problemas pessoais.

Lindolfo Zimmer, que estava no cargo desde janeiro, foi substituído por Fernão Accioly, que ocupava o cargo de secretário de Assuntos Metropolitanos. A pasta de Finanças passa a ser ocupada por José Antônio Andreguetto, que estava na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Em seu lugar assume Mário Sérgio Rasera, que ocupava o cargo de superintendente da mesma pasta.

Na presidência da Urbs assume Yára Eisenbach, ex-coordenadora da Secretaria Estadual do Planejamento. Já no Instituto Curitiba de Saúde assume a presidência Eduardo Mischiatti, que já ocupava a diretoria de assistência à saúde do Instituto há três anos. Paulo Munhoz da Rocha, ex-superintendente do Instituto de Previdência Municipal, foi escolhido o novo presidente da CIC. E a Secretaria Extraordinária de Assuntos Metropolitanos passa a ser de responsabilidade de José Antônio Zem, ex-coordenador da Secretaria de Estado do Planejamento.

Um dos nomes mais esperados foi o do secretário de Finanças. José Antônio Andreguetto, que durante trinta anos trabalhou na área ambiental e ocupou nos últimos oito anos cargos no governo Jaime Lerner (foi presidente do IAP e, posteriormente, secretário estadual do Meio Ambiente), deixa a função de secretário do Meio Ambiente para cuidar das finanças do município. “É uma mudança bem radical”, afirmou o secretário.

Já o novo secretário do governo, Fernão Accioly, garantiu que irá manter um bom relacionamento com os vereadores e deputados aliados ao prefeito. “A prioridade é criar um entrosamento maior com a base do governo. Tem que haver unidade, um trabalho afinado para dar continuidade ao que já vem sendo desenvolvido”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo