A eleição no município de Jacarezinho, Norte Pioneiro, foi marcada pela renovação. Fugindo dos padrões normais dos políticos de carreira, a nova prefeita é uma bela moça de 25 anos que faz da música seu ganha-pão. Cantora há 14 anos, Valentina Helena de Andrade Toneti, ou simplesmente Tina Tonetti, elegeu-se pelo PT com 50,48% dos votos. “Conseguimos uma ruptura já que há muito tempo a cidade vinha sendo dominada por dois grupos políticos”, afirmou, ao comemorar a vitória até então inesperada. “Entrei na eleição para incomodar. Antes eu pensava que se ganhasse iria chorar, mas na hora que soube da vitória fiquei paralisada. Nem dormi esta noite”, contou.

Enquanto em outras cidades os candidatos contratavam cantores para animar seus comícios, Tina pedia votos e ao mesmo tempo animava o eleitorado. “Eu sempre cantava a música Brasil do Cazuza, que virou um hino da campanha”, revelou a prefeita-cantora. Ela destacou que como sempre cantou na noite, tem um repertório supervariado. “Canto de tudo. De New York New York até músicas nacionais”, disse, destacando que não vai desistir da música. Já com um CD gravado, Tina pretende conciliar as duas carreiras, a exemplo do ministro da Cultura, Gilberto Gil. “Claro que terei a responsabilidade com a prefeitura, mas a música está no coração e talvez tenha feito com que eu me aproximasse do povo”, afirmou.

Mas para quem pensa que a chegada à prefeitura é uma mera aventura, se engana. Tina tem importantes planos para a cidade. “Vamos implantar um governo popular. Reestruturar o sistema de saúde e conseguir construir casas populares”, afirmou, já contando com o apoio do governo federal para conseguir recursos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade