O primeiro debate entre os sete candidatos ao governo do Paraná será transmitido hoje (12), às 22 horas, pela Band Curitiba. Confirmaram presença Beto Richa (PSDB), Osmar Dias (PDT) Paulo Salamuni (PV), Amadeu Felipe, Avanilson A Araújo (PSTU), Luiz Felipe Bergmann (PSOL) e Robinson de Paula (PRTB). O programa, mediado pelo jornalista Fabrício Binder, será composto de cinco blocos com duração estimada de duas horas. O debate também poderá ser acompanhado pela rádio BandNews FM.
A expectativa da emissora é de que o debate sirva para esclarecer o eleitor sobre os candidatos e, com isso, ajuda-lo a decidir o voto. “Temos que ser democráticos e, por isso, convidamos todos os candidatos, que terão direito ao mesmo tempo. Com isso, ganham os candidatos, o eleitor e a democracia”, afirma Fabrício Binder.
No primeiro bloco, todos os candidatos responderão à mesma questão, dentro do tempo de dois minutos. Na parte seguinte, será sorteada para cada um dos participantes uma questão elaborada por uma entidade de classe. A resposta deve ser feita também em dois minutos.
No terceiro e quarto blocos, os concorrentes fazem perguntas entre si. A ordem de quem pergunta e quem responde foi definida por sorteio. Para a resposta, o candidato terá dois minutos, com réplica e tréplica de um minuto. A quinta e última parte será dedicada às considerações finais. Cada participante deverá falar em dois minutos.
Agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) estarão nas proximidades da emissora para orientar o trânsito. A Rua Santa Cecília, em frente à Band ficará bloqueada das 19 horas à meia-noite.
Preparação
A assessoria de imprensa do candidato Beto Richa (PSDB) afirma que o candidato passará o dia reunido com assessores. Já Osmar Dias (PDT) não tem maiores preparações para as horas que antecedem o debate. Ele vai passar a tarde em casa descansando na companhia da mulher e da filha.
O candidato Paulo Salamuni (PV) vai se reunir com assessores para repassar temas que serão abordados no debate. Também acompanhado dos assessores, o candidato Luiz Felipe Bergmann (PSOL) vai passar a tarde em casa estudando.
Robinson de Paula (PRTB) ficará reunido durante a tarde com os assessores da campanha para estudar como será conduzido o debate. O candidato Avanilson Araújo (PSTU) se reúne com assessores até às 17 horas e depois descansa. Amadeu Felipe (PCB) também passará a tarde reunido com assessores da campanha.