Os candidatos ao governo, Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT), trataram ontem de temas comuns em roteiros realizados em regiões próximas. Beto esteve no Sudoeste e Osmar percorreu algumas cidades do Sudeste. O tucano e o pedetista participaram de encontros para discutir suas propostas para o desenvolvimento econômico regional. Osmar reuniu-se com lideranças dos partidos que o apóiam em São João do Triunfo, onde apresentou o apoio à agricultura familiar como uma das prioridades de seu plano de governo. Beto defendeu o fortalecimento da Emater e do Iapar para atendimento aos produtores rurais.
O tucano estava acompanhado de Flávio Arns (PSDB), candidato a vice-governador, e os candidatos ao Senado Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP). O candidato do PDT cumpriu seu roteiro com os candidatos ao Senado, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT). Osmar propõe a criação de associações de produtores familiares que teriam o apoio da Emater e de outros órgãos do governo para orientar os agricultores na diversificação da produção e facilitar a comercialização dos produtos. “Também vamos dar suporte na readequação e recuperação das estradas e na preservação da mata ciliar e das fontes de água”, disse Osmar, que esteve acompanhado do prefeito da cidade, Luiz de Lima (PT).
Beto visitou a indústria de componentes para móveis Brasmacol, que tem 130 colaboradores. O empresário Giovani Colognese disse que oferece cursos de treinamento para garantir sua produção para os mercados nacional e internacional. É a mesma reivindicação da empresária Vania Scolaro, da Kaisen Comércio e Marcas Florais, que tem 200 funcionários na confecção de roupas intimas e lençóis. Beto disse que investirá na qualificação e no ensino médio profissionalizante. “Oferecemos cursos para mais de 200 mil pessoas em cinco anos em Curitiba e vamos estender esse modelo para todo o Paraná, aumentando a renda e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Beto.
Na quinta-feira à noite, Beto participou de uma reunião de líderes das Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (Apaes), organizada pelo senador Flávio Arns, que atua na área há muito tempo. No encontro, que reuniu representantes de 15 cidades da região de Pato Branco, Beto disse que pretende ampliar o processo de inclusão social e de acessibilidade das pessoas com deficiência.