Dezenas de candidatos a vereador derrotados nas urnas protestaram ontem em frente ao Tribunal Regional Eleitoral, em Curitiba. Eles contestaram a confiabilidade das urnas eletrônicas e os números finais divulgados pela Justiça Eleitoral. Os candidatos prometem acionar a Justiça contra o resultado da eleição.
Liderados pelos candidatos Kunta Kinte (PMN) – 750 votos, Joni Correia (PMDB) – 300 votos, Sevenil de Oliveira (PRB) – 527 votos – e Gauchão (PDT) – 481 votos, os candidatos estão colhendo declarações de eleitores que dizem ter votado neles, mas cujos votos não constam nas consulta aos boletins das urnas na página do Tribunal Regional Eleitoral.
“Votei no Sevenil, mas ao consultar o boletim das urnas, não há nenhum voto para ele na seção em que votei”, disse Carmem de Ramos de Paula, que participou da manifestação.
Os candidatos montarão barraca na Rua XV de novembro para que qualquer eleitor possa consultar se seu voto realmente foi computado. “Estamos juntando centenas de situações como essa. Peço para que todos os eleitores consultem a internet para saber se há votos para o candidato na sua seção”, disse Joni Correia.
“Teve urna que apareceu ‘candidato inexistente’, teve ‘apagão’ na hora da apuração e teve divulgação de lista de eleitos equivocada”, acrescentou. “Não é choradeira de perdedor, é para mostrar que o sistema não funciona”, reforçou Kunta Kinte.
Através da assessoria de imprensa, o TRE informou que só se manifesta através de autos e que os candidatos que tivessem dúvidas quanto ao resultado das urnas tinham cinco dias para questionar o resultado, prazo que se esgotou em 10 de outubro, sem nenhuma petição.