Candidatos caçam voto de torcedor

Embora futebol seja a grande paixão do brasileiro e o coração da maioria do curitibano se divide, quando o assunto é futebol, em Coritiba, Atlético e Paraná, apenas dois dos oito candidatos a prefeito da capital do Estado – Carlos Moreira (PMDB) e Ricardo Gomyde (PCdoB) – desenvolvem trabalho específico para atrair o torcedor da capital às suas campanhas.

O peemedebista Carlos Moreira, que não revelou para quem torce, criou comitês para angariar votos dos torcedores dos três times – Coritiba, Atlético e Paraná. Nesta hora, o coração de Moreira tem a cor das três torcidas.

Já Ricardo Gomyde, que não esconde de ninguém que torce para o Coritiba, prudentemente olha com atenção para os paranistas, criando comitê para atrair estes torcedores, e já prepara dois outros para atleticanos e coxas.

Os demais candidatos, embora tenham propostas direcionadas para o esporte, por enquanto ainda não criaram nenhum tipo de comitê específico para a torcida dos times da capital.

A estratégia de Moreira e Gomyde se fundamenta em estatísticas. Afinal de contas, a média de público nos estádios de Curitiba durante o campeonato brasileiro tem sido de 21 mil pessoas, com o Coxa em campo e de 17 mil, na Arena do Atlético.

A diferença de público se deve à boa campanha do primeiro e a campanha menos empolgante do segundo. Já o Paraná, claudicante na segunda divisão, não tem levado mais que uma média de cinco mil torcedores nos jogos que manda no Durival de Brito e Silva.

Os dois candidatos a prefeito acreditam que os votos destes torcedores e de seus familiares podem ser um diferencial – ainda que não seja, trata-se de um contingente expressivo para ficar de lado numa campanha em que a estratégia é atingir o maior número de pessoas possível.

Além disso, se um torcedor conquistado levar a paixão que tem pelo futebol para a política, pode arrastar mais eleitores. É a velha máxima do futebol: quem não arrisca, não faz. E como ambos -Moreira e Gomyde – estão com índices reduzidos nas recentes pesquisas, o negócio é arriscar de qualquer ponto do campo, o quanto antes.

Coxa politizada

O torcedor Edson Finck, da confraria Movimento Unido Coritibano (MUC), ajudou a fundar o comitê Verde e Branco com a intenção de propagar o nome de Moreira entre os torcedores do Coritiba. Ele diz que a torcida coxa é politizada e o seu apoio pode trazer reflexos positivos à campanha.

O PMDB também tem o apoio do comitê Preto e Vermelho, formado por membros do Esquadrão Torcida Atleticana (ETA), liderados pelo presidente do diretório municipal do partido, Doático dos Santos. O grupo aproveitou até a música de Ivete Sangalo nos estádios “Sorte Grande (Poeira)”, para inventar um jingle para o candidato.

Esta semana, o partido criou o seu mais recente comitê e vai trabalhar para conseguir a simpatia dos torcedores do Paraná Clube. Uma das estratégias para unir as três torcidas em torno de Moreira é o compromisso de lutar para trazer jogos da Copa do Mundo em 2014 para Curitiba, além de criar escolinhas de futebol amador nos bairros.

Mas Moreira terá que disputar os torcedores-eleitores com Gomyde. O comentarista esportivo, torcedor fervoroso do Paraná Clube, Nello Morlotti, organizou um comitê da torcida tricolor para apoiar o candidato do PCdoB.

Ele diz que o candidato sempre esteve ligado ao esporte, por cinco anos esteve a frente da Paraná Esporte, e acredita que com Gomyde na Prefeitura o esporte ganhará mais espaço. O coordenador de comunicação da campanha do PCdoB, Esmael Moraes, diz que nos próximos dias deve fundar os comitês ligados aos outros clubes.

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