Candidatos apresentam propostas sobre Educação

Aos domingos, o Paraná Online publica propostas dos principais candidatos ao governo

Escola de qualidade e para todos e acesso ao ensino profissionalizante são apontados pelos candidatos ao governo como o primeiro passo para a transformação social e econômica do Estado. Confira na terceira edição da série as propostas dos candidatos e o que eles pensam sobre a educação.

OSMAR DIAS – 12 – PDT

Hoje o Paraná já possui uma das melhores performances de educação do país, mas precisamos avançar. Quero que, em dois anos, 30% das escolas estaduais estejam funcionando em tempo integral, promovendo não só a educação formal como também atividades esportivas, culturais e profissionalizantes no horário do contraturno. Este é o caminho para o Estado promover formação de cidadania, inclusão social e capacitação das crianças e dos jovens. Atender prioritariamente crianças e adolescentes que vivem em áreas de exclusão social, combatendo a evasão escolar, que hoje atinge o índice alarmante de 54% no ensino médio. Vamos atender também os portadores de necessidades especiais e as pessoas que precisam de atenção específica.

A escola será aberta a toda a comunidade durante os fins de semana e no período de férias. Queremos que a família inteira se motive a participar de projetos de profissionalização, de geração de trabalho e renda, atividades de lazer, esporte e cultura. A educação integral deve andar junto com a formação profissional. Por isso, vamos ampliar o programa Projovem, do governo federal, que capacita jovens para o mercado de trabalho. Implantar na rede pública de ensino médio e superior, no campo e nas cidades, cursos técnicos e profissionalizantes. Eles serão regulares, temporários e complementares para alunos e trabalhadores interessados em se profissionalizar, se atualizar ou começar a se capacitar para algum trabalho.

As parcerias com a sociedade e o terceiro setor serão fundamentais para avançarmos. Vamos ouvir esses segmentos e trabalhar para reduzir distorções educacionais, melhorar a infraestrutura, ampliar ofertas de vagas e promover o acesso e a permanência dos estudantes nas escolas.

E não vamos nos descuidar da merenda e do transporte escolar. Todos sabemos que sem boa alimentação e sem garantia de que o ônibus passa para apanhar as crianças nas áreas mais remotas, não conseguiremos reduzir a evasão.

Queremos os gestores escolares apontando o caminho, do nosso lado. Eles terão mais autonomia pedagógica, administrativa e financeira para gerir as escolas, valorizando as peculiaridades locais e regionais. Escolas, municípios e Estado têm que dividir as responsabilidades. Para isso, vamos estimular a organização dos conselhos e sistemas municipais e consolidar práticas democráticas e participativas na escola, envolvendo a família e a sociedade nas decisões. Os professores e profissionais da área de educação serão valorizados, com oportunidades de formação inicial e continuada, planos de carreira, salários dignos e atrativos para novos talentos.

BETO RICHA – 45 – PSDB

Educação Infantil – Apoiar os municípios na criação de sistemas de cadastro de demanda da educação infantil. Recursos para investir na rede física e universalizar demanda de 4 e 5 anos antes do prazo constitucional. Ampliar oferta de magistério. Ensino Fundamental – Municipalizar os anos iniciais do ensino fundamental. Implantar salas de reforço nas séries finais do fundamental. Redimensionar a organização das turmas. Ensino Médio e Profissionalizante – Expandir oferta do ensino médio diurno.

Criar bolsa para combater evasão de alunos. Atividades no contraturno escolar. Ensino profissionalizante: oferta de cursos de acordo com demandas regionais. Educação Integral – Organizar a educação integral através de atividades complementares e educação em tempo integral para municípios e bai,rros com IDH abaixo da média nacional. Criar fóruns de debates com a comunidade escolar destinados a discutir prioridades e estratégias de ampliação da jornada escolar.

Implantar o Sistema Estadual de Avaliação. Oferta de permanente assessoramento pedagógico a equipes e professores a partir dos Núcleos Regionais. Atualizar indicadores que definem porte das escolas para a distribuição equitativa de recursos financeiros e humanos. Instituir sistema estadual de bibliotecas nas escolas, com acervos informatizados e pessoal capacitado.

Valorizar os Profissionais do Magistério e Trabalhadores em Educação – Aprimorar o PDE pela ampliação das oportunidades de acesso e certificação. Fazer concursos públicos que garantam lotação de profissionais em conformidade com o dimensionamento das instituições de educação básica. Viabilizar decisões do Fórum Paranaense de Formação de Professores. Audiências públicas com profissionais da educação, para atender necessidades da educação.

Fortalecer os conselhos escolares. Reestruturar a organização da Secretaria da Educação e dos Núcleos Regionais. Fortalecer a autonomia das escolas valorizando as propostas político-pedagógicas e ampliando níveis de decisão local e descentralizar os recursos financeiros.

Plano de Cooperação entre Estado e Municípios. Implantar o Programa Estadual de Reestruturação do Transporte Escolar. Mapear as rotas do transporte escolar.

Readequar matrículas. Plano para ressarcimento gradual da defasagem entre o repasse de recursos dos Governos Estadual e Federal e efetivo gasto das prefeituras para o transporte de alunos da Rede Estadual.

PAULO SALAMUNI – 43 – PV

Educação como prioridade política e orçamentária; escola pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis; cultura digital (internet para todos por meio de programas especiais de equipagem nas escolas); melhoria da infra-estrutura das escolas; ampliação do ensino superior e da produção de ciência; articulação do ensino médio e profissionalizante; política de valorização profissional e salarial de professores; estabelecimento de Educação Integral no ensino médio.

Adoção de turnos integrais no prazo de 10 anos com a implantação de 10% do sistema a cada ano, priorizando escolas adequadas a este tipo de sistemática. Nestas escolas, haverá atividades extra-curriculares voltadas ao esporte, às artes e ao ensino de ofícios técnicos. O ensino técnico e profissionalizante será reformulado e ampliado e fortalecido, como no caso dos Colégios Agrícolas.

Formação e valorização dos professores. As escolas normais do nosso estado, e o Instituto de Educação, terão a oportunidade de formular projetos para aprimorar a formação continuada dos professores. Melhoria da remuneração do magistério e dos profissionais trabalhadores na Educação. Implantar atividades de educação não formal, como complemento à educação integral, utilizando os espaços públicos estaduais nos finais de semana e nos períodos onde não esteja sendo utilizado para a educação formal. As escolas estaduais deverão resgatar as condutas e expressões de respeito à pátria e aos símbolos como hinos, bandeiras, e outros.

LUIZ BERGMANN – 50 – PSOL

O PSOL defende a educação pública, gratuita e de qualidade, como instrumento de emancipação e soberania popular. A escola deve servir de exemplo nas práticas democráticas e de tolerância. Investiremos para assegurar o acesso e a permanência do aluno na escola. Para isso apontamos algumas prioridades:

Criar um ambiente educacional adequado na cidade e no campo. Construir mais escolas e reduzir o número de alunos por sala. Usar recursos de ensino modernos, com políticas inclusivas para portadores de necessidades especiais. Respeitar as especificidades de cada escola, com especial, atenção para as escolas agrícolas e profissionalizantes, e ao combate ao analfabetismo. Investir na formação continuada dos professores e funcionários. Contratar somente por concurso público, acabando com contratos temporários. Aumentar o valor da hora atividade. Dar condições dignas de trabalho e saúde aos profissionais, eliminando o assédio moral.

Adotar Livros Didáticos Públicos com uma concepção de educação não-sexista, não-homofóbica e não-racista.

Retirar a polícia da escola. Jovem precisa de educação, e não de polícia. Reforçar os educadores como sujeitos da ação pedagógica e responsáveis pela humanização do ambiente escolar.

Democratizar a gestão das escolas, dos Núcleos Regionais e da SEED, garantindo a participação da comunidade escolar na aplicação e no controle dos recursos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna