Ricardo Barros – 111

continua após a publicidade

Ricardo José Magalhães Barros, 50 anos
Engenheiro civil
Coligação “Novo Paraná” (PSDB, DEM, PSB, PP, PPS, PTB, PMN, PHS, PTC, PSDC, PRP, PTN, PSL e PRB)
Suplentes: José Richa (1º) e Mario Celso (2º)

Com 29 anos venceu a primeira eleição que disputou, tornando-se o mais jovem prefeito da história de Maringá (1988).

Tem quatro mandatos como deputado federal (de 1994 a 2006). Defende pena em dobro para bandido que levar menor para o crime; manutenção da ficha criminal do menor infrator após completar 18 anos; alterar o ECA para recuperar a autoridade de pais e professores; estágio a partir dos 14 anos para estudantes do ensino regular e renda mínima para idosos.

continua após a publicidade

Gleisi – 131

Gleisi Helena Hoffmann, 45 anos
Advogada
Coligação A união
faz um novo amanhã (PT – PDT – PMDB – PSC – PC do B)
Suplentes: Sérgio Souza (1º) e Pedro Tonelli (2º)

continua após a publicidade

Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul, secretária municipal de Gestão Pública em Londrina e Diretora Financeira da Itaipu Binacional. Disputou a eleição para o Senado em 2006, perdendo para Alvaro Dias (PSDB), mas recebeu 45,14% dos votos válidos. Disputou a prefeitura de Curitiba em 2008, ficando em segundo lugar com 18,17% dos votos válidos. Tem como propostas a defesa de políticas de combate ao tráfico de drogas e a aposentadoria para donas de casa.

Gustavo Fruet – 456

Gustavo Bonato Fruet, 47 anos
Advogado
Coligação Novo Paraná (PSDB, DEM, PSB, PP, PPS, PTB, PMN, PHS, PTC, PSDC, PRP, PTN, PSL e PRB)
Suplentes: Euclides Scalco (1º) e Edson Casagrande (2º)

Foi vereador de Curitiba entre 1997 e 1999, quando assumiu seu primeiro mandato de deputado federal. Reeleito em 2002 e 2006, conseguiu, na última eleição, a marca de deputado mais votado do Paraná, 210 mil votos.

Promete uma postura enérgica no Senado para assegurar tratamento adequado do governo federal ao Paraná e trabalhar pela mudança na legislação tributária, revendo o recolhimento do ICMS sobre a energia elétrica nos estados consumidores.

Gilberto Araújo – 211

Gilberto Carlos de Araújo, 43 anos
Microempresário
PCB – Partido Comunista Brasileiro
Suplentes: Adriana Aparecida (1º) e Elisio Marques (2º)

Fundador do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra de Cascavel, foi presidente do PCB e disputou as eleições municipais de 2008 para o cargo de vice-prefeito do município do Oeste.

Defende a Reforma Agrária e o acesso gratuito à saúde e educação de qualidade como principais bandeiras para seu eventual mandato.

Sargento Pedroso – 280

Ademir Corrêa Pedroso, 43 anos
Militar
PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Suplentes: Luiz Armando Brandalise (1º) e Vera Helena Teixeira (2º)

Iniciou na política em 2008, quando disputou as eleições para vereador em Ponta Grossa. Faz parte do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA).

No Senado, quer apresentar projeto que veda o de comércio de bebidas alcoólicas próximo a unidades de ensino. Terapeuta em dependência química, Pedroso também se propõe a enfrentar a questão do combate às drogas.

Sargento Jensen – 287

Rivaldir Jensen, 44 anos
Policial Militar
PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Suplentes: Erailton Bina (1º) e João Flausino Dias (2º)

Nunca ocupou cargo público. Disputa sua primeira eleição. Promete lutar por recursos para o aumento do efetivo policial no Estado e a aprovação da PEC 300, que trata da equiparação dos vencime,ntos dos policiais com a Polícia do Distrito Federal, subsidiada pelo Governo Federal.

Defende a redução da carga horária dos professores. Defende a Reforma Tributária, mas diz que, antes, pretende fiscalizar o destino da arrecadação para averiguar a verdadeira necessidade de revisão na carga tributária.

Rubens Hering – 430

Rubens Artur
Hering, 57 anos
Securitário
PV – Partido Verde
Suplentes: (1º) Henor Reis e (2º) Mauricio Vitor

Disputou a eleição de 2002 para deputado estadual e a de 2004 para vereador de Curitiba.

Defende mudança na política do Banco Central para os juros básicos da economia, para que a taxa real anual fique limitada a 2% acima da inflação; implementação gradual das reformas previdenciária, política, tributária e administrativa; impedimento dos retrocessos ambientais da reforma do código florestal em curso; priorização da opção por formas limpas de energia.

Timossi – 160

Cláudio Roberto Timossi, 46 anos
Produtor de eventos
PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores
Suplentes: Mateus Magalhães (1º) e Marcia Farherr (2°)

Disputou três eleições para vereador pelo PT, uma em São Paulo, em 1992, e duas em Maringá.

Concorreu também em Maringá nas eleições para vereador pelo PSTU. Também defende a extinção do Senado, com a tese de que “o Senador só serve para aposentar políticos”. Defende a Reforma Agrária e o não pagamento das dívidas interna e externa.

Valmor – 500

Valmor Venturini, 50 anos
Servidor Público / Médico Veterinário
PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
Suplentes: Hélio de Jesus (1°) e Paulo Bearzoti (2°)

Participou da fundação do PT do Rio Grande do Sul. Há 16 anos é funcionário da Prefeitura Municipal de Londrina.

Promete leis para acabar com terceirizações no serviço público, aprovação do IGF – Imposto das Grandes Fortunas; aprovação de lei pelo limite da propriedade da terra; auditoria da Dívida Pública, rumo ao não pagamento; desapropriação imediata de fazendas com trabalho escravo. Promete apoio a todos os projetos de redução da jornada de trabalho sem redução de salário.

Roberto Requião – 151

Roberto Requião de Mello e Silva, 69 anos
Advogado e jornalista
Coligação A união faz um novo amanhã
(PMDB – PDT – PT — PSC – PC do B)
Suplentes: Francisco Simeão (1º) e Luís Mussi (2º)

Começou a carreira como deputado estadual em 1983. Foi prefeito de Curitiba (1986-89), senador entre 1995 e 2002 e governador por três mandatos (1991-95, 2003-2006, 2007-2010).

Lançou-se pré-candidato à presidência da República, mas não angariou nenhum apoio e foi derrotado na convenção do partido. Deixou o governo em março, sob críticas e inúmeras suspeitas de corrupção, para disputar a eleição. No poder, aprova a contratação de parentes.

Professor Piva – 505

Luiz Romero
Piva, 47 anos
Professor
PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
Suplentes: Lucimeri Costa (1ª) e Myrian Pilar Oliveira
Rosa (2ª

Foi vereador em Almirante Tamandaré pelo PT, entre 2001 e 2004. Disputou a prefeitura do município da Região Metropolitana de Curitiba em 2008, ficando em segundo lugar.

Criou polêmica na eleição ao defender a extinção do Senado, Casa Legislativa para a qual está concorrendo, por acreditar que uma única Casa, a Câmara, é suficiente e que os senador,es não valem os recursos públicos gastos para manter o funcionamento do Senado.

Irineu Fritz – 707

Irineu Carlos Fritz, 51 anos
Administrador de Empresas
PTdoB – Partido Trabalhista do Brasil
Suplentes: Mauro Del Cuchi (1º) e Vicente Carlos (2º)

Foi candidato a Deputado Federal pelo PTB em 1984 e membro do Diretório Estadual.

Em 1994 deixou o partido e participou da fundação do PT do B, do qual é secretário geral da Comissão Regional do Paraná.

Defende a prisão perpétua, quer limitar a reeleição a apenas uma também no Legislativo e que os honorários dos políticos sejam proporcionais a suas presenças nas sessões. Quer possibilitar a abertura de microempresas e micro empreendedor individual via internet.