Os oito candidatos ao governo do Paraná participaram, ontem de um debate promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Paraná (APP-Sindicato), realizado no auditório da sede estadual da entidade, em Curitiba. Esta foi a primeira vez que eles se encontraram para discutir suas propostas.
O atual governador, Beto Richa (PSDB), aproveitou a oportunidade para dizer que a educação é e continuará sendo prioridade no seu governo. Ele afirmou que vai honrar os compromissos assumidos e que vai fazer a equiparação salarial. Perguntado sobre educação integral, o candidato disse que, em seu governo, o número de escolas que passaram a ofertar educação integral foi de 1 para 29, e que o trabalho para aumentar este número deve continuar. Roberto Requião (PMDB) fez uma avaliação crítica da atuação do governo atual no que diz respeito à educação e disse que vai implantar um Plano Estadual de Educação, além de ampliar os programas que ele criou quando foi governador do estado.
A candidata do PT, Gleisi Hoffmann, também prometeu a implantação de um Plano Estadual de Educação, orientado no Plano Nacional. Gleisi disse, ainda que pretende vincular o ensino médio à educação profissional e criar o PAC Paraná, que terá a educação como uma de suas áreas de atuação (além de segurança e infraestrutura). Sobre a situação dos professores aposentados, a candidata garantiu que vai enquadrar todos no nível salarial 2 e que manterá a isenção previdenciária que eles têm hoje.