Candidatos a procurador-geral serão escolhidos hoje

Os nomes de três candidatos ao cargo de procurador-geral da República serão escolhidos hoje em eleição promovida pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A lista com os nomes será entregue na próxima semana ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O escolhido pelo presidente precisará da aprovação do Senado e substituirá, a partir de julho, o atual procurador-geral, Antonio Fernando de Souza.

Seis candidatos disputam os votos de 1.100 procuradores da República de todo o País. Ao contrário das outras eleições, somente esses seis poderão ser votados. Antes, os procuradores podiam votar em qualquer colega. Neste ano, os interessados em disputar o cargo tiveram de se inscrever.

Os favoritos para integrar a lista são o atual vice-procurador-geral, Roberto Gurgel, e os subprocuradores da República Wagner Gonçalves e Ela Wiecko. Gurgel tem força justamente por ser o atual vice. Gonçalves começou cedo a se movimentar internamente e Ela Wiecko leva a vantagem de ser a única mulher na disputa. Se vencer, poderá ser a primeira mulher a comandar o Ministério Público Federal. Correm por fora, com poucas chances, Blal Dalloul, procurador em Mato Grosso do Sul, Eitel Santiago, subprocurador ligado ao grupo do ex-procurador-geral Geraldo Brindeiro, e Mário Ferreira Leite, afastado desde o começo do ano por problemas de saúde. A eleição começa às 10 horas em todos os Estados e o resultado deve ser divulgado às 18 horas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna