O candidato Beto Richa (PSDB) disse anteontem, ao fim do debate promovido pela RPC, que vai construir o Paraná do respeito e do futuro. “Serei governador para acabar com a velha política do ódio e do rancor. Fiz uma campanha de propostas e no debate provei que sou o candidato mais preparado para governar o Paraná”, disse Beto.
Segundo ele, o debate foi importante para discutir as propostas para o Paraná, mas lamentou que seus principais adversários perderam tempo em ataques e discussões inúteis. “Ficaram remoendo velhas intrigas, sem se preocupar com os problemas da população. Mantiveram a política do século passado como só eles sabem fazer”, criticou o candidato da Coligação Paraná de Todos Nós – Vote Beto Richa Governador 45.
Durante o debate, Beto falou sobre algumas de suas propostas para o Paraná. Garantiu que vai fortalecer a educação em todos os municípios. “Vamos trabalhar em parceria com as prefeituras para dar condições que todas as crianças tenham acesso à educação. O transporte escolar rural será fortalecido. A divisão da cota do salário-educação será igual: 50% para o Estado e 50% para as prefeituras. Todos os municípios terão o apoio para que a educação promova a emancipação social de todos os paranaenses”, explicou.
Para o fortalecimento da agricultura, Beto disse que em seu governo serão implantadas 4 mil Fábricas do Agricultor, destinadas aos pequenos agricultores. “A agricultura será valorizada com o investimento na agroindustrialização, para gerar renda e agregar valor aos produtos paranaenses. Também vamos investir na construção de 10 mil moradias rurais”, explicou Beto Richa, garantindo ainda que construirá mais 218 Vilas Rurais.
Beto defendeu também que o setor produtivo paranaense deve pagar uma tarifa de pedágio mais barata. “Quero rever as tarifas. O transporte de produtos agrícolas tem que ter uma tarifa menor”, disse. Ele afirmou ser contra a maneira como o pedágio foi implantado. “Tem que prevalecer o interesse público. Não podemos penalizar o caminhoneiro, por isso no meu governo vou convocar as concessionárias e reestruturar a cobrança do pedágio, que deve acontecer em vários níveis, com tarifas diferenciadas”, afirmou.