Os servidores ativos e inativos de Campo Mourão recebem até o final da próxima semana os 50% restantes do 13.º salário e também o salário de dezembro. Com a iniciativa de antecipar o pagamento da categoria, a administração municipal vai injetar cerca de R$ 1,4 milhão na economia local.
Metade do 13.º salário já havia sido paga ao funcionalismo no início de novembro e a nova antecipação foi determinada esta semana pelo prefeito Tauillo Tezelli (PPS). Serão beneficiados os cerca de 1.600 servidores ativos do município, além de quase 200 inativos. “Além de atender os servidores, que poderão fazer suas compras para o Natal com mais tranqüilidade, a antecipação também vai refletir positivamente no comércio, fomentando as vendas” acentua o prefeito.
Em razão da acentuada queda verificada este ano nos repasses pelo governo federal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também na arrecadação de tributos municipais, a Prefeitura de Campo Mourão adotou uma série de medidas em julho não apenas de contenção de gastos, mas também visando melhorar a receita. Levando em conta a inflação de 14,87 por cento registrada no período, Campo Mourão teve uma queda real nos repasses do FPM da ordem de R$ 797 mil entre janeiro e outubro deste ano, em comparação ao mesmo período de 2002.
Manter o equilíbrio financeiro do município foi o objetivo da Prefeitura com as medidas adotadas. No orçamento do município para este ano, o FPM responde por 21,3 por cento das receitas previstas. Os repasses do ICMS equivalem a 20,4 por cento e as receitas próprias a 40 por cento da arrecadação prevista.