Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Moreira (PMDB), Fábio Camargo (PTB), Ricardo Gomyde (PCdoB), Bruno Meirinho (PSOL) e Maurício Furtado (PV). Esses são os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Com o fim do prazo para as convenções partidárias, amanhã, e a definição dos candidatos, inicia-se, agora, o período de registro das candidaturas. Os partidos têm até quinta-feira (dia 5) para registrar seus candidatos e, a partir do dia 6, com a liberação da propaganda política, a campanha começa para valer.
Nas convenções partidárias realizadas ontem, três candidaturas foram homologadas: Beto Richa – PSDB (matéria ao lado), Maurício Furtado (PV) e Ricardo Gomyde (PCdoB). Eles se juntam a Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Moreira (PMDB) e Bruno Meirinho (PSOL), que tiveram as candidaturas oficializadas na semana passada e aguardam o PTB, que realiza convenção hoje para homologar o nome do deputado estadual Fábio Camargo com seu candidato.
Na convenção do PV, a novidade foi o anúncio do candidato a vice-prefeito. Professor Cliceu formará a chapa pura encabeçada por Maurício Furtado, que revela que a candidatura própria do Partido Verde tem quatro grandes objetivos: firmar posição, contribuir para o crescimento do partido, ajudar a levar a eleição para o 2.º turno e impulsionar as candidaturas a vereador do partido. ?Um partido que não participa do primeiro turno está prestando um desserviço. Temos que apresentar nossas propostas, nossa preocupação social e ambiental?, destacou.
Furtado revelou que a escolha de seu nome, em substituição ao então pré-candidato Melo Viana, presidente do partido, foi fruto de uma análise interna do PV. ?Concluímos que um nome novo pode dar uma nova contribuição sem perder o que já foi conquistado?, explicou. Com três vereadores no atual quadro da Câmara, Furtado vê sua candidatura como fundamental para a manutenção e, até, aumento deste número. ?Não só pelo acréscimo natural nos votos de legenda como pela existência de uma liderança capaz de dar unidade e estímulo à chapa. Vamos surpreender?, prevê.
O PCdoB também vai de chapa pura para o pleito municipal. Ao lado do candidato a prefeito Ricardo Gomyde, o médico Mário Ferrari disputará como vice. Gomyde afirmou ontem que não entra na disputa para cumprir papel secundário para outro partido. ?Seremos protagonistas. O PCdoB está crescendo, já disputará com reais chances a prefeitura de várias capitais e, em Curitiba, também temos densidade eleitoral?, declarou.
Gomyde analisou o quadro reconhecendo os méritos de Beto Richa em conseguir montar uma grande aliança e lembrou que, ao contrário dos outros anos, os partidos de oposição à Prefeitura estão separados. ?O prefeito teve competência política e saiu na frente. Nas esquerdas, não se repetiu as frentes de oposição de outros anos (Gomyde já foi candidato a vice de Ângelo Vanhoni – PT). E, de acordo com as pesquisas, estamos todos muito próximos, algum pode despontar e estou trabalhando para que seja seu?, analisou.
A última candidatura será confirmada hoje, na convenção do PTB, na casa de shows Curitiba Master Hall. O deputado Fábio Camargo será homologado como candidato do partido, com Vera Lúcia Teixeira (PRTB) como vice. Apesar das divergências internas no PRTB, com a rejeição dos vereadores do partido (Manassés Oliveira e Mestre Déa) à aliança com o PTB, o nome da Vera Lúcia deverá ser confirmado amanhã, uma vez que as definições das alianças nas capitais são feitas pelo diretório nacional do PRTB.