Campanha eleitoral na TV acaba na quinta

Esta quinta-feira será o último dia para a propaganda eleitoral obrigatória no rádio e na televisão. Desde o dia 20 de agosto os eleitores estão acompanhando as propostas dos treze candidatos ao governo do Estado, dezessete senadores, 498 deputados estaduais e 223 deputados federais, além dos seis candidatos à Presidência da República. Apesar de as ruas terem sido tomadas pelos candidatos nos últimos dias, o número de eleitores indecisos ainda é grande, assim como as dúvidas na hora do voto.

De acordo com a última pesquisa Ibope, realizada entre os dias 23 à 25 de setembro, 14% dos eleitores ainda não sabem em quem votar para o Palácio Iguaçu. O número cresce para 38% na pesquisa espontânea. Para o Senado a dúvida é ainda maior. Na pesquisa estimulada o número de indecisos é de 19%, e na espontânea sobe para 52%. Baseados nesses números, os candidatos utilizam todos os meios para conquistar a simpatia desta parcela da população, através de showmícios, carreatas, distribuição de brindes e promessas. Este foi o último final se semana de campanha, já que a partir de sábado fica proibida a distribuição de qualquer material de propaganda política.

Votação

Outra dúvida dos eleitores é quanto a ordem de votação na urna eletrônica. Para que ninguém tenha problemas na última hora, a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que os eleitores levem uma colinha com o nome e o número de seus candidatos. A ordem de votação na urna eletrônica é deputado federal, deputado estadual, senador 1, senador 2, governador e presidente. São seis votos diferentes, ou seja, o eleitor não pode votar no mesmo senador duas vezes. Se estiver tudo certo, basta apertar a tecla verde, que indica ?Confirma?, que os votos serão computados.

A votação irá acontecer no dia 6 de outubro, das 8h às 17h. O eleitor deve dirigir-se ao seu local de votação munido do título de eleitor ou de documento de identificação expedido por órgão oficial. Para quem tiver dúvidas sobre o local de votação, o TRE está atendendo aos eleitores através do telefone (41) 333-4444, de segunda a sexta, das 9h às 19h, e no sábado das 13h às 17h. Os eleitores do interior do Estado também podem utilizar o serviço.

Apuração

Assim que for encerrada a votação, tem início a apuração dos votos em todo o País.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo