O candidato Camilo Capiberibe (PSB) está eleito matematicamente o novo governador do Amapá. Com 94,50% das seções apuradas, Capiberibe registrava 53,64% dos votos válidos, contra 46,36% de Lucas Barreto (PTB), conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Do total de 420.349 votos, o novo governador recebeu até o momento 162.312 votos. Nem que o candidato do PTB recebesse os votos restantes, 19.225, alcançaria Capiberibe na disputa.

continua após a publicidade

A campanha no Amapá foi muito disputada, em razão de o primeiro turno terminar quase empatado: Capiberibe com 28,68% e Barreto com 28,93%. A eleição foi turbulenta e incluiu atos de violência. Um militante do PTB foi baleado nas proximidades da sede do PSB, em Macapá.

Camilo Goes Capiberibe tem 38 anos e nasceu em Santiago, no Chile, onde seus pais viviam no exílio. Capiberibe é advogado formado pela PUC-Campinas. Seu envolvimento com a política começou ainda na Universidade, onde militou no grêmio estudantil. Em 1998 se filiou ao PSB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual em 2006. Camilo é filho de João Capiberibe (PSB), ex-senador e ex-governador do Amapá, e da deputada federal Janete Capiberibe (PSB).

continua após a publicidade