Câmara quer reduzir venda de voto

Os resultados de recente pesquisa Ibope mostrando que 9% dos eleitores brasileiros receberam oferta de dinheiro ou de algum bem material em troca de voto, nas últimas eleições, levaram o líder do prefeito na Câmara Municipal de Curitiba, Mario Celso Cunha (PSB), a sugerir uma campanha da Justiça Eleitoral através dos meios de comunicação para esclarecer o eleitor sobre a importância de seu voto.

"No pleito passado, o Tribunal Superior Eleitoral fez alguns comunicados sobre o assunto, mas apenas alguns meses antes da eleição. Seria importante uma campanha antecipada, envolvendo todos os segmentos representativos da sociedade, para alertar sobre a importância do ato de votar e a conseqüência de se votar mal, em troca de favores. Acredito que sindicatos, entidades de classe, igreja e o próprio Legislativo poderiam se integrar a uma grande campanha de esclarecimento. Todos ganhariam com isso, principalmente a democracia", pondera.

O vereador argumenta que embora o Brasil tenha tido inegáveis avanços no campo da democracia, o sistema eleitoral ainda apresenta falhas, o que ficou evidenciado na pesquisa do Ibope realizada entre 10 e 15 de fevereiro, envolvendo 143 municípios, incluindo Curitiba e região. Os resultados revelaram que na região Sul o índice de eleitores que disseram ter recebido oferta de compra de voto foi o maior do País: 12%. "O percentual preocupa, já que o eleitor de nossa região é mais esclarecido e, teoricamente, deveria estar mais imune a este tipo de pressão eleitoral", observa Mário Celso.

O Ibope também mostrou que, na região Sul, 6% dos eleitores falaram em troca de serviços públicos por promessa de voto e que os eleitores entre 16 e 14 anos foram mais suscetíveis a aceitar as ofertas dos candidatos.

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