Em primeiro turno

Câmara Municipal aprova lei da bicicleta em Curitiba

A Lei da Bicicleta foi aprovada em primeiro turno ontem pela Câmara Municipal e volta à pauta da casa hoje. Se o projeto de lei for aprovado em segunda votação e passar pela sanção do prefeito Gustavo Fruet, a bicicleta será instituída como modal de transporte regular de interesse social da capital do Paraná.

O texto do projeto determina que 5% das vias urbanas serão destinadas à construção de ciclofaixas e ciclovias. Elas deverão estar conectadas ao centro e integradas ao transporte coletivo, segundo a redação do projeto de iniciativa popular, entregue em setembro de 2013 pelo movimento “Voto Livre” e protocolada pela Associação Paranaense de Encaminhamento Legislativo Autônomo (Apela).

Também precisarão ser disponibilizados bicicletários em terminais de ônibus, prédios públicos, escolas, complexos comerciais, praças e parques. Ainda segundo o projeto, para implementar as mudanças sugeridas, serão utilizados 20% do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito e Multas de Trânsito, decorrentes da arrecadação de infrações de trânsito, de competência do município de Curitiba.

A prefeitura planeja construir 300 quilômetros de ciclovias até 2016, como consta no Plano Diretor Cicloviário. Atualmente Curitiba tem 127 quilômetros de malha.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna