Os deputados deram início nesta noite, no plenário da Câmara, ao processo de votação do projeto de lei que cria a empresa estatal que fará a gestão dos contratos de partilha da exploração do petróleo na camada do pré-sal, que está sendo chamada de Petro-Sal.

continua após a publicidade

O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), concedeu aos deputados um período de discussão em que haverá apresentação de argumentos favoráveis e contrários ao projeto. Ao final, será feita a votação propriamente dita.

A sessão começou às 16 horas, mas as discussões só foram iniciadas às 19h30, por causa de uma série de votações de requerimentos apresentados pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO), para que fossem retirados de pauta por até duas sessões todos os projetos de lei referentes ao marco regulatório do pré-sal. Na votação do requerimento relativo ao projeto da Petro-Sal, Caiado foi derrotado por 260 votos a 14, com três abstenções.

O líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), anunciou que espera votar todo o projeto hoje e que resiste à ideia de votar apenas o texto básico do relatório aprovado na Comissão Especial que trata do assunto e deixar a votação dos destaques para quarta-feira.

continua após a publicidade