A Comissão Executiva da Câmara de Curitiba apresentou nesta segunda-feira (04), durante a retomada das sessões plenárias, um balanço do primeiro semestre de 2014.

continua após a publicidade

Também foram destacadas as diretrizes de trabalho para os próximos meses, como o debate de carreiras de servidores e, após as eleições, a escolha do ouvidor do município.

“Os vereadores e as comissões apresentaram 6.869 requerimentos, 202 pedidos de informações ao Executivo, 193 projetos, 167 indicações e 104 emendas. Recebemos 39 mensagens do prefeito”, diz trecho do balanço.

“Dos projetos que compuseram a pauta até junho deste ano, 99 foram aprovados e um recebeu veto prefeitural, que aguarda apreciação”, aponta o relatório. O primeiro período da sessão legislativa teve 58 sessões plenárias.

continua após a publicidade

Já as comissões permanentes realizaram 36 reuniões ordinárias, 19 extraordinárias e seis audiências públicas. Durante a exposição, também foram enfatizados os debates promovidos na Tribuna Livre e a utilização do horário da sessão para a participação de representantes de diversas entidades.

De acordo com a Comissão Executiva, os trabalhos legislativos não serão afetados pelo período eleitoral, mesmo com 14 “vereadores-candidatos”. A eleição do ouvidor de Curitiba, conforme o projeto aprovado no primeiro semestre, será realizada após outubro.

continua após a publicidade

Em relação à pauta do segundo semestre, a liderança do Executivo destacou o debate de carreiras de servidores do município, como da Guarda Municipal, do magistério e dos educadores.

As propostas de lei tramitam no Legislativo municipal e devem ser votadas este ano. Outra matéria que integrará a pauta é a contratação, pela Prefeitura de Curitiba, de financiamento junto ao BNDES (até R$ 700 milhões) para a obra da primeira etapa do metrô.