Depois de quatro meses de apuração, a campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania” divulga o 15º Ranking da Baixaria na TV. Foram analisados os cinco programas de televisão que receberam maior número de denúncias. De acordo com a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, coordenadora da campanha, os programas que aparecem neste ranking são reincidentes no desrespeito os Direitos Humanos na televisão.

continua após a publicidade

Neste 15º Ranking da  campanha os programas mais denunciados foram: Terceiro Tempo (Rede Bandeirantes),  Pânico na TV (Rede TV),  Super Pop (Rede TV), SP no AR (Rede Record) e A Tarde é Sua (Rede TV). O Pânico na TV e o Super Pop aparecem pela 4º vez e A tarde é Sua pela 2º vez no Ranking da Baixaria na TV.  Veja no site www.eticanatv.org.br.

Com isso a coordenação da campanha, juntamente com os deputados Pompeo de Mattos (PDT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, e Adão Pretto (PT – RS), presidente da Comissão de Legislação Participativa, decidiram encaminhar as denúncias ao Ministério Público Federal, para que seja elaborado um termo de ajustamento de conduta, pelo qual as emissoras venham a assumir o compromisso de não mais veicularem conteúdos ofensivos aos direitos dos cidadãos previstos na Constituição e na legislação em vigor.

A campanha foi lançada em novembro de 2002 na Câmara dos Deputados e conta com o apoio de mais de 60 organizações sociais das áreas de Direitos Humanos e comunicação. Os rankings são divulgados a cada quatro meses e existe um total de 34.374 denúncias registradas, sendo que, de maio a setembro deste ano, foram contabilizadas aproximadamente 1.500 reclamações de telespectadores insatisfeitos com a qualidade e a falta de ética da programação televisiva.

continua após a publicidade

As denúncias feitas pelo cidadão são recebidas pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias pelo telefone 0800-616616 ou pelo e-mail eticanatv@camara.gov.br . A Comissão elabora o ranking e o envia ao Comitê de Acompanhamento da Programação, formado por representantes das entidades da sociedade civil parceiras da campanha. O Comitê é responsável por analisar a denúncia e o teor do programa, e ainda, elaborar parecer onde são apontados os abusos aos direitos humanos e os dispositivos legais atingidos.