O convênio assinado na manhã desta segunda-feira (7) entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de Maringá para o uso compartilhado da TV Sinal lançou as bases para uma rede que pretende integrar o Legislativo estadual e as Câmara municipais em todo o Estado.
O convênio foi assinado pelo presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), pelo 1º secretário, Plauto Miró (DEM), e pelo presidente da Câmara de Maringá, vereador Mário Hossokawa (PMDB), a quem coube a iniciativa de buscar a parceria.
Hossokawa explicou que a ideia é gravar as sessões, que ocorrem em Maringá nas terças e quintas-feiras, às 16h, para serem transmitidas após a meia-noite, com reprise pela manhã.
Para entrar em operação, o convênio precisa ainda da licença da Anatel, mas a expectativa do vereador é que a Câmara já esteja em condições de transmitir a última sessão de interiorização da Assembleia Legislativa este ano, que acontecerá em Maringá, no dia 7 de dezembro.
Rossoni reafirmou a importância de dinamizar as atividades da TV Sinal, ampliando as oportunidades para que a sociedade esteja representada em sua programação, ao mesmo tempo em que “oferece mais um instrumento para o eleitor fiscalizar seus representantes”.
O diretor de Comunicação da Assembleia, Hudson José, explicou aos presentes que a iniciativa está dentro da política de transparência adotada pela Casa desde o início do ano e que os municípios que possuem TV Câmara podem fazer uso compartilhado da TV Sinal utilizando a banda da emissora na respectiva região, no horário das 24h às 12h. No horário das 12h às 24h a grade de programação é de responsabilidade da Assembleia Legislativa.
A proposta de criação da Rede Legislativa da TV Sinal surgiu a partir da demanda da Câmara de Maringá, a primeira a demonstrar interesse em transmitir suas sessões pela TV Sinal.
Antes do convênio elas eram transmitidas por TV a cabo e por internet, a partir de um estúdio e sob a responsabilidade de uma equipe de profissionais do legislativo daquela cidade. Hossokawa agradeceu a oportunidade oferecida à Câmara de Municipal de Maringá e lembrou que a população está hoje mais exigente em relação aos seus representantes: “Não podemos depender exclusivamente da imprensa e dos meios de comunicação. É importante dispormos de um canal que veicule todo o trabalho parlamentar, permitindo que a sociedade o acompanhe de perto”.
Interessados
O presidente da Câmara Municipal de União da Vitória, Moiseis Miguel Bessani, saudou a novidade: “Hoje divulgamos nosso trabalho via internet. Poder transmitir as imagens das sessões é um avanço muito grande e vai permitir que a comunidade conheça efetivamente nosso trabalho. Esperamos poder integrar em breve essa rede”.
Opinião semelhante foi manifestada pelos presidentes da Câmara Municipal de Irati, Antoninho Filipus, e da Câmara Municipal de Guaíra, Almir Bueno. Para eles, uma ação conjunta com as Associações de Câmaras Municipais poderá otimizar o processo e baratear eventuais custos na produção dos programas locais.
Também o presidente da Câmara Municipal de Pato Branco, Claudemir Zanco “Biruba” elogiou a iniciativa. O Legislativo local divulga suas ações via internet e TV à cabo: “Se pudermos ampliar essa divulgação, tanto melhor. É importante para informar a população, que desconhece o dia a dia do Legislativo. Não temos outro caminho para mostrar isso ao eleitor”, arrematou.
As informações são da Assembleia Legislativa.