Câmara de Curitiba dá curso para novos vereadores

A uma sessão do encerramento da atual legislatura, a Câmara Municipal de Curitiba promoveu, ontem, um curso para os novos vereadores que assumirão na gestão 2009/12.

Alguns dos 17 estreantes na casa, que assumirão em 1.º de janeiro, participaram do curso “A gestão da cidade de Curitiba”, que mostrou aos novos vereadores a estrutura e o funcionamento da cidade, desde seu plano diretor, administração por regionais e o plano de governo da prefeitura para os próximos quatro anos.

“É um cursinho simples, um paleativo da falta de informação que se tem sobre a câmara e a cidade, mas não me acrescentou muita coisa. Quem não está no sistema não recebe informação”, reclamou o vereador eleito Professor Galdino (PV), que disse desconhecer muito do funcionamento da casa. “Estou tentando descobrir. Acho que vou passar quatro anos aqui dentro sem descobrir tudo. Há coisas enterradas que os caciques não querem revelar”, prosseguiu o novo vereador que disse que sua única fonte de informação sobre a casa é a bancada do PV.

Menos crítico, o vereador eleito Francisco Garcez (PSDB) gostou da iniciativa. “Ajuda os novos a se localizarem, a terem esse primeiro contato com o poder público para saber o que Curitiba prevê.”

Garcêz lamentou apenas a impossibilidade de os novos vereadores apresentarem emendas ao orçamento de 2009 da prefeitura, aprovado pela bancada que está deixando o Legislativo.

“Em São Paulo, o Kassab já permitiu isso, seria muito interessante, já que é o orçamento do nosso primeiro ano de mandato e nós não tivemos nenhuma participação nisso”, comentou.