Caíto assume articulação política do futuro governo

O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) vai assumir a articulação política da equipe de transição do governador eleito, senador Roberto Requião (PMDB-PR). Na prática, vai atuar como um secretário da Casa Civil, mas sem a indicação oficial do seu nome para o cargo.

Caíto disse que, independente de estar ou não confirmado para a Casa Civil, a pedido de Requião, vai se encarregar do trabalho da composição da base de apoio do governador eleito e acompanhar mais de perto o processo de negociações para a disputa da Mesa Executiva da Assembléia Legislativa que tem eleição marcada para o dia 1.º de fevereiro.

De acordo com Caíto, houve uma antecipação do processo eleitoral na Assembléia, contrariando uma tradição, segundo a qual, a chapa é decidida na véspera da eleição. Quintana observou que sequer terminou o mandato do atual presidente e candidato à reeleição, Hermas Brandão (PSDB), e a definição de nomes já está em estágio avançado. “O pessoal está avançando o sinal e o que nós pretendemos é evitar conflitos”, comentou.

Na quinta-feira, o líder da bancada estadual do PMDB, deputado Nereu Moura, havia defendido que Requião formalizasse já a indicação de Quintana para a Casa Civil. Mas Quintana disse que o trabalho de articulador será feito sem esse compromisso. Ele já foi chefe da Casa Civil do governo anterior de Requião e afirmou que “o meio de campo” com prefeitos e deputados é sua especialidade.

A preocupação do PMDB com a eleição da Mesa é clara. O partido já sinalizou que não vai lançar candidato para concorrer com Hermas, mas não aceita ser coadjuvante na composição. As articulações do 1.º secretário, Valdir Rossoni (PTB), para ser reeleito na chapa de Hermas incomoda setores do PMDB, que vêem no cargo a possibilidade de composição com Hermas Brandão.

O deputado peemedebista reconheceu que a transição precisa de um articulador e no que se refere à formação do bloco de apoio, a meta é chegar a 35 deputados. Entre o PMDB e aliados da campanha eleitoral, PT, PL e PPS, o futuro bloco já reúne 22 deputados. Na próxima quinta-feira, o grupo se reúne pela segunda vez para conversar sobre a eleição da Mesa Executiva da Assembléia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo