Foto: Fábio Alexandre/O Estado

Buarque: agenda lotada.

continua após a publicidade

O candidato a presidente da República pelo PDT, senador Cristovam Buarque, começa hoje, 30, em Curitiba, um roteiro de campanha pelo Estado. Buarque se reúne com lideranças do PDT num café-da-manhã, na cidade, e depois participa de vários compromissos públicos. Amanhã, o pedetista vai a Maringá e Londrina.

Na primeira visita a Curitiba nesta campanha eleitoral, vai ficar explícito o distanciamento entre os palanques pedetistas ao governo e à Presidência da República. As agendas de Cristovam e do senador Osmar Dias, candidato do PDT ao governo, não irão coincidir. Os dois sequer vão se encontrar. Na reunião de hoje em Curitiba, Osmar já avisou que não estará presente. O senador estará em São José dos Pinhais, na Colônia Muricy.

Conforme a assessoria do senador, os compromissos de Osmar já estavam todos marcados quando o senador pedetista comunicou que viria a Curitiba. E amanhã, Osmar não estará no Paraná. Ele vai a Brasília participar do esforço concentrado no Senado, que termina na quinta-feira, 3. A assessoria informou que o senador está à disposição para realizar uma atividade conjunta com Cristovam, mas numa próxima visita do candidato ao Estado.

O desencontro entre o senador paranaense e o candidato a presidente da República vem de longe. Osmar era contra o lançamento da candidatura de Cristovam e responsabiliza a decisão nacional de ter candidato a presidente pela perda do apoio formal do PSDB à sua candidatura no Paraná. Porém, uma ala tucana aderiu à candidatura de Osmar e já avisou que abrirá espaço na campanha do pedetista para o candidato tucano Geraldo Alckmin à sucessão presidencial.

Na rua

continua após a publicidade

Buarque começa sua campanha em Curitiba com um café-da-manhã com a imprensa, a partir das 8h, no Hotel Bourbon. Das 10h30 ao meio-dia, Buarque fará uma caminhada na Feira do Artesanato, no Largo da Ordem. Ele almoça com professores e lideranças partidárias e, às 15h30, o candidato participa de teleconferência para todo o Brasil, quando explicará sua proposta para a área de educação. Na seqüência, o senador fará uma caminhada no Parque Barigüi e, à noite, faz a abertura do Encontro Brasileiro de Direitos Humanos. Amanhã, ele segue para Londrina e Maringá.