O secretário dos Transportes da Argentina, José Francisco Lopes, informou, em reunião com o governador Roberto Requião e o secretário Caíto Quintana (Casa Civil), que o governo argentino lançou na segunda-feira licitação para a pavimentação de um trecho rodoviário de seis quilômetros em Andresito, na Província de Misiones. O trecho completa a ligação com o município de Capanema, no Paraná, estabelecendo uma nova rota de ligação rodoviária entre os dois países.
A ligação começou a ser estabelecida ainda no primeiro mandato de Requião como governador, quando foi construída uma ponte sobre o rio Santo Antônio (ao Sul de Foz do Iguaçu). A ponte foi reconhecida como travessia internacional pelos governos argentino e brasileiro, mas para sua utilização efetiva, principalmente no transporte de mercadorias, faltava a construção desse pequeno trecho.
O secretário Lopes informou também que seis empresas estão participando da licitação. “O resultado da reunião foi bastante positivo, já que pudemos perceber que a Argentina também quer agilizar a conclusão dessa obra, aumentando a integração no âmbito do Mercosul”, disse Requião.
Conforme o secretário Caíto Quintana, a ligação é importante não apenas do ponto de vista econômico, mas também ambiental, porque estabelece uma alternativa de desvio do Parque Nacional do Iguaçu. “É um trecho que já está com a terraplanagem pronta e, por isso, sua conclusão não deverá tomar muito tempo”, avaliou Quintana.
Compromisso
Pela manhã, o governador participou de uma reunião com o presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, o deputado argentino Alfredo Atanasof, o presidente da comissão no Brasil, deputado federal Florisvaldo Fier (Doutor Rosinha) e o embaixador brasileiro em Buenos Aires, José Botafogo Gonçalves. Requião apresentou as propostas de realizar uma “Semana Argentina” em Curitiba e de incluir programas sobre o país vizinho na programação da Paraná Educativa. Em contrapartida, a emissora divulgaria programas sobre o Estado.
Além disso, o governador afirmou que o Estado apoiará a realização de três eventos no Paraná, a serem agendados em Curitiba e Foz do Iguaçu, que abordarão assuntos ligados ao mercado comum do sul. Conforme o deputado Rosinha, esses seminários irão abordar os temas: patentes de medicamentos, aqüífero Guarani e Mercosul (este último voltado a deputados estaduais de todo o País).
Balanço
Após os dois dias da rodada de negócios promovida em conjunto pela Embaixada Brasileira e pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, as 20 empresas paranaenses que participaram da missão fizeram uma avaliação positiva do evento. Tanto que uma delas chega a projetar uma expectativa de exportar US$ 200 mil nos próximos meses.
Nelson Cunha Castro, diretor da Tapevel, apontou que a principal vantagem foi a possibilidade de fazer muitos contatos de uma só vez. A empresa produz acessórios automotivos em Cascavel, tem 100 funcionários e fatura R$ 8 milhões por ano, sendo que 3% vem da exportação para África do Sul e Chile.