O presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, é esperado hoje em Curitiba para abrir os cursos de extensão destinados à Formação Política de estudantes de graduação e pós-graduação, promovidos pelo Instituto Tancredo Neves Dias, órgão de estudos do partido. O evento tem início às 14h, no auditório Mário Braga de Abreu da Pontíficia Universidade Católica do Paraná e se estende até amanhã.
Cada curso será composto de 3 módulos de 4 horas cada, acrescidos de palestra de encerramento, aplicação de testes e outras atividades, perfazendo um total de 15 horas. As aulas começam hoje à tarde (14h00 às 19h00) e no sábado pela manhã e à tarde (08h30 às 13h00 e 14h00 às 19h30). Cada aula de uma hora corresponde a uma exposição de 30 minutos, mais 30 minutos de debate.
Os alunos, na faixa dos 18 aos 35 anos, deverão ser previamente matriculados, sem custos, mediante o preenchimento de fichas de inscrição padronizadas; terão freqüência controlada e serão submetidos a avaliação no final do curso. Todos os alunos com 75% ou mais de presença receberão no final dos trabalhos um certificado de freqüência.
A organização local é de responsabilidade da direção estadual do ITN com apoio técnico da direção nacional e, mediante convênio, do Instituto Chileno de Estúdios Humanísticos (Icheh).
O módulo I vai tratar de História e Instituições Políticas e administrativas do Brasil compreendendo a evolução das instituições republicanas, da redemocratização de 1945 à redemocratização de 1985 e à situação atual ( à cargo do deputado federal Vilmar Rocha).